Trayce Mello
Na manhã desta terça-feira, 14, o diretor-superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno, e sua equipe de comunicação visitou a redação do Grupo RBA de Comunicação para convidar os profissionais da imprensa a participarem da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que nesta edição foca no tema “A contribuição dos pequenos negócios na transformação das realidades locais“.
O prêmio busca reconhecer e valorizar as reportagens que melhor abordam essa temática, organizadas em cinco categorias (texto, áudio, vídeo e foto), incluindo a inédita jornalismo universitário. Na oportunidade, os colaboradores também receberam um brinde especial.
O presidente em exercício do Grupo RBA, Camilo Centeno, e o diretor comercial do Grupo, Nilton Lobato, receberam o dirigente do Sebrae e mostraram um pouco sobre os bastidores da redação integrada.
“Acredito que nós temos que estimular e o Sebrae faz muito bem esse trabalho, a gente tem que estar juntos. É um prêmio nacional, é um reconhecimento ao trabalho dos profissionais de imprensa de um modo geral. É sempre bom ver profissionais que aqui trabalham ganhando prêmios”, afirma Camilo Centeno.
No ano passado, o fotojornalista Wagner Almeida, do DIÁRIO DO PARÁ, venceu a etapa regional e representou o Pará na final nacional da décima edição do Prêmio. Ele foi o grande vencedor na categoria fotojornalismo com o trabalho “Muito além do lucro, mudanças de vidas”, inscrito na premiação junto com Carla Azevedo, Diego Monteiro, Carlos Gondin e Octávio Cardoso, que produziram o material até sua publicação.
Premiação apresenta novidade em 2024
O diretor-superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno, disse que está muito otimista com a edição deste ano. “A gente veio hoje visitar a redação do Grupo RBA com muita felicidade, para fazer um convite a todos os jornalistas que se inscrevam no Prêmio Sebrae de Jornalismo, a décima primeira edição, de um prêmio tão importante que tem o objetivo de trazer reconhecimento para esse ofício tão importante para a sociedade como um todo”, diz.
“Os jornalistas têm um grande papel na sociedade de divulgar o factual, mas além disso eles contam muitas histórias de sucesso dos empreendedores, e essas histórias de sucesso muitas vezes são encorajadas por uma ajuda do Sebrae. Esse prêmio é um reconhecimento que o Sebrae faz, há dez edições, estamos indo para a décima primeira, para os jornalistas, por nos ajudarem a fazer com que cada vez mais nós tenhamos um estado forte, um Brasil forte através do empreendedorismo”, acrescenta.
Rubens também explica sobre a novidade deste ano. “Esse ano a gente também vai valorizar os jornalistas que não se formaram ainda, os acadêmicos de jornalismo, para que também eles que estão vivendo o jornalismo do dia a dia, fazendo o trabalho já de quase jornalista formado, para que eles possam fazer as suas inscrições dos seus materiais nessa categoria de universitários”, conclui.
COMO PARTICIPAR
- A premiação será realizada em três etapas: a primeira, em nível estadual, classifica os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional. Esse ano os finalistas serão premiados com smartphones e o grande vencedor levará para casa um Notebook.
- Além das quatro categorias (texto, áudio, foto e vídeo), haverá a estreia do prêmio especial jornalismo universitário, um incentivo à produção de conteúdos que abordam o empreendedorismo social, desenvolvida por estudantes de instituições de ensino superior.
- Para concorrer ao prêmio os conteúdos jornalísticos precisam estar vinculados de 3 de abril a 2 de junho de 2024. Cada profissional poderá inscrever, no máximo, até 3 (três) trabalhos, independentemente da categoria.
As inscrições podem ser realizadas até 3 de junho no site: https://premiosebraejornalismo.com.br/.