Pará

'Pint of Science' leva cientistas aos bares de Belém

Com o objetivo de propagar a ciência de forma leve, descontraída e inteiramente gratuita, ocorre até o dia 15 de maio, a edição 2024 do festival internacional “Pint of Science”.
Com o objetivo de propagar a ciência de forma leve, descontraída e inteiramente gratuita, ocorre até o dia 15 de maio, a edição 2024 do festival internacional “Pint of Science”.

Com o objetivo de propagar a ciência de forma leve, descontraída e inteiramente gratuita, ocorre até o dia 15 de maio, a edição 2024 do festival internacional “Pint of Science”. Este ano, a troca de conhecimentos sobre pesquisas de diversas áreas científicas percorre os bares Café com Arte, Birra Libre e Égua du Buteco das unidades do bairro do Marco e da Pedreira, em Belém.

Ao todo, serão 22 palestrantes e 11 pessoas que estarão na organização do festival com o propósito de possibilitar a interação com a Ciência por meio de um diálogo interessante e criativo. A coordenação, nesta edição, é dos professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) José Eduardo Arruda, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), e Rachel Ripardo da Faculdade de Psicologia (Fapsi). Em Belém, o festival tem  parceria com a Universidade Estadual do Pará (Uepa), com o Instituto Evandro Chagas (IEC), com o Museu Paraense Emílio Goeldi e outras instituições, juntamente com uma rede de pesquisadores voluntários que apresentarão palestras sobre temas relacionados à educação, à cultura, à inteligência artificial, ao aquecimento global e à História do Pará.

“Aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível é o principal objetivo do festival, que busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida”, ressalta José Eduardo Arruda, professor da Faculdade de Farmácia (Facfar) da UFPA e coordenador do festival “Pint of Science”, em Belém.

Além disso, o evento significa uma oportunidade para os cientistas apresentarem as suas pesquisas no período em que o mundo passa por uma série de transformações provocadas pelo aquecimento global e pelos negacionismos que surgiram com a pandemia da Covid-19. “Passamos por um momento de intensas mudanças climáticas e negacionismo científico, por isso, eventos como o Pint of Science, que ocorrerá em 179 municípios do Brasil, são super importantes para democratizar o conhecimento científico. A população tem sede de ciência, e os pesquisadores querem mostrar o que fazem pela sociedade”, aposta José Eduardo Arruda.

Serviço:
Festival “Pint of Science”
Data: de 13 a 15 de maio
Horário: a partir das 19h30
Locais: Café com Arte, Birra Libre e Égua du Buteco (unidades Marco e Pedreira)
Mais infomrações: Site do Evento no Brasil