As Usinas da Paz localizadas na Região Metropolitana de Belém realizaram programações especiais para celebrar o Dia das Mães, na última sexta-feira (10). As atividades reuniram dezenas de mulheres e seus filhos para comemorar a data. Vários serviços gratuitos foram oferecidos, como atividades físicas, procedimentos de estética e massagem, atendimento médico, palestras e rodas de conversas sobre temas relacionados à maternidade e ao empoderamento feminino, além de atrações culturais.
Com dois filhos atendidos nas turmas de esporte e dança da Usina da Paz Cabanagem, em Belém, Thaís Lopes considerou “um privilégio poder participar das atividades aqui na Usina da Paz. Um momento único que estou vivendo junto dos meus filhos”.
Quem também aproveitou a programação na UsiPaz Cabanagem foi a estudante Carolina Silva, que destacou os desafios da maternidade. “A nossa luta como mães, conciliar a maternidade com a carreira, é muito difícil. É muito bom que a Usina possa nos proporcionar ações como essa. São serviços que, muitas vezes, não temos tempo e nem acesso no dia a dia. Estou aproveitando”, disse Carolina.
Na Usina da Paz Jurunas/Condor, Michele Matos participou da programação com a filha Eloá, de 9 anos. “Eu amei a programação. Sou mãe de uma criança especial (com Transtorno do Espectro Autista – TEA) e são poucos lugares onde eu e minha filha nos sentimos acolhidas. Aqui na Usina me sinto muito abraçada por todos, incluindo outras mães que também buscam ajuda para os seus filhos”, ressaltou.
Acolhimento – Dados da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) mostram que, atualmente, as mulheres são mais de 70% do público atendido nas Usinas da Paz. Para o secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Igor Normando, é fundamental que as Usinas estejam sempre preparadas para acolher as mulheres, principalmente as mães.
“As Usinas da Paz são espaços de acolhimento para todos, especialmente para mães que buscam nas Usinas um local em que sabem que podem deixar seus filhos em segurança. Além disso, as Usinas oferecem uma série de serviços para que as mulheres possam buscar lazer e capacitação profissional, para gerar renda para suas famílias”, destacou o secretário.