Pará

Governo reconhece situação de emergência em três cidades do Pará

O município de Baião, no Pará, foi afetado também por chuvas intensas.
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos Foto: Divulgação

O Governo do Estado reconheceu a situação de emergência por conta das chuvas em três cidades paraenses nesta quinta-feira, 9. Uma delas é Palestina do Pará, que vem sofrendo com o ‘inverno amazônico’, causando transtornos nas áreas urbana e rural da cidade. A medida autoriza a convocação de voluntários e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade e vale por 180 dias.

Outro município afetado pelas chuvas intensas é Acará, cuja situação de emergência deve durar 90 dias. As chuvas castigaram a cidade desde o dia 14 de abril, provocando alagamentos, transbordamento de canais e rompimentos de áreas, bloqueando as estradas.

Por último, o governador Helder Barbalho homologou a situação de emergência em Monte Alegre por 180 dias. Pouco mais de 1.400 famílias foram afetadas pelas chuvas e várias fissuras foram abertas nas vicinais, além de alguns pontos de atoleiro, prejudicando a produção agrícola e pecuária do município.