Dr. Responde

Estética: Sespa alerta sobre risco do uso de colas instantâneas

Estética: Sespa alerta sobre risco do uso de colas instantâneas

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do seu Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (DEVS), emitiu um alerta sobre os perigos associados ao uso indevido de produtos à base de cola instantânea não regulamentados como cosméticos para fins de embelezamento.

Relatos no Pará indicaram que pessoas têm apresentado reações alérgicas, irritação nos olhos e lacrimejamento devido ao uso desses produtos em procedimentos de beleza, como aplicação de cílios e unhas postiças. O alerta da Sespa destaca que esses produtos não são testados para contato com pele, unhas ou olhos, podendo causar danos graves à saúde, incluindo cegueira.

Entre os produtos mencionados nos relatos estão a cola instantânea Super Bonder, adesivo instantâneo 793-TekBond e Adesivo Instantâneo em Gel Three Bonde Super Gel. A Sespa orienta tanto consumidores quanto profissionais do segmento de beleza a utilizar apenas produtos cosméticos regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em caso de complicações, os consumidores devem buscar assistência médica e comunicar o problema à Vigilância Sanitária local para investigação adequada. Qualquer evento adverso relacionado ao uso de produtos cosméticos ou indevidamente utilizados deve ser notificado à Anvisa por meio do sistema e-Notivisa, acessível pelo Login Único do Governo Federal (conta no gov.br). Orientações detalhadas estão disponíveis no site da Anvisa.