Entretenimento

Heloisa Périssé apresenta 'A Iluminada' no Theatro da Paz

A atriz Heloisa Périssé estará no palco do Theatro da Paz neste fim de semana, trazendo ao público paraense a comédia “A Iluminada”, escrita e interpretada por ela. Foto: Viviane Davilla
A atriz Heloisa Périssé estará no palco do Theatro da Paz neste fim de semana, trazendo ao público paraense a comédia “A Iluminada”, escrita e interpretada por ela. Foto: Viviane Davilla

Aline Rodrigues

A atriz Heloisa Périssé estará no palco do Theatro da Paz neste fim de semana, trazendo ao público paraense a comédia “A Iluminada”, escrita e interpretada por ela. Inspirada no formato dos TED talks, ciclos de palestras em boa parte das vezes ministradas por coaches de carreira, ou com histórias inspiradoras, a comédia surgiu após momentos desafiadores na vida da atriz e escritora, que acabou transformando tudo pelo olhar do humor. As apresentações em Belém ocorrem neste sábado, 4, às 20h, e domingo, 5, às 18h.

Heloisa contou um pouco do processo que a levou a esse “A Iluminada”: “Em 2021, fui convidada para fazer meu outro espetáculo solo, ‘E foram quase felizes para sempre’, em Portugal, mas pensei que neste momento da minha vida eu queria falar sobre outras coisas. Tive duas pandemias – a minha particular, em 2019, e a coletiva em 2020/21. Aí surgiu este texto, saiu! Em Portugal estreiei com o nome ‘Faz me rir’ e no Brasil estreei em 2022 com ‘A Iluminada’”, disse a atriz.

A pandemia particular a que a atriz se refere foi o diagnóstico de um tumor nas glândulas salivares, momento em que Heloisa precisou fazer 33 sessões de radioterapia, cinco de quimio e uma cirurgia. Quando já estava se recuperando e planejando seu retorno ao trabalho, veio a pandemia, obrigando-a a ficar em isolamento.

A atriz, então, teve a inspiração de falar de uma forma humorada sobre superação, sobre vencer seus medos, ter coragem e confiança. E assim, a Tia Doro, que já era uma personagem criada por ela e que há muito tempo aparecia em esquetes e cenas curtas de humor, veio para ser seu mais novo e duradouro espetáculo solo.

“Meus textos são como filhos. A Tia Doro surgiu, sim, em esquetes, mas o texto veio depois das pandemias. E os filhos são para sempre, e enquanto quiserem, serei a Tia Doro”, disse a atriz.

O espetáculo é um monólogo no qual a personagem faz uma palestra motivacional e quântica a fim de oferecer ao público uma forma inusitada de ver o mundo, vencer os medos e ter coragem, numa alusão aos TED talks. “Vivemos num mundo cartesiano, onde as pessoas têm medo de olhar para dentro de si. Este espetáculo traz à tona a coragem de se olhar e sair desta caverna. A peça pode não parecer, mas ela tem método!!”, contou a atriz.

Em cena, numa palestra que além de ser motivacional é quântica, é oferecida ao público uma inusitada forma de ver o mundo. A palestrante, que quando nasceu foi batizada pelos pais como Doroteia das Dores, é um exemplo de superação absoluta. Por ter tido uma família excêntrica, passou por bullying na escola, com os amigos, nos relacionamentos, e em todas as coisas que pudessem configurar sua existência. Até que um dia, ela chegou ao fundo do poço. Mas o que poderia ser seu fim, acaba sendo o recomeço, pois percebe que essa coleção de fracassos é exatamente o que a poder levar ao sucesso.

Apoiada na lei matemática de que menos com menos dá mais, ela passa pelo processo metamórfico de iluminação e se transforma definitivamente na Tia Doro, revertendo o que seria maldição em benção.

“Espero que o público todo compareça! Assim como foi com ‘Cócegas’. O público paraense é animado, doce, carinhoso! Sempre me senti muito bem recebida nesse estado que considero muito especial! Não tem no Brasil povo mais habilidoso. Enfim, tenho certeza que não só vou iluminar, como vou sair iluminada”, finalizou a atriz.

IMPERDÍVEL

“A Iluminada”,

com Heloisa Périssé

Quando: Domingo, 5, às 18h.

Onde: Theatro da Paz (Av. da Paz – Praça da República, S/N – Campina)

Quanto: Ingressos variam de R$ 100 a R$ 160, à venda pelo site ticketfacil.com.br e na bilheteria do teatro.