Como parte da programação do Festival Internacional Açaí Pará – que ocorrerá no período de 14 a 16 deste mês, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, será ofertada aos batedores de açaí, a capacitação nas boas práticas do produto. O treinamento será realizado especificamente no dia 14, a partir das 14h.
O Festival Açaí Pará é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da sua Diretoria de Feiras e Mercados (DFM) e conta com a parceria do Instituto Ver-o-Peso.
O treinamento prático e teórico será realizado pelo Departamento de Vigilância Sanitária. Durante a capacitação, serão repassadas orientações, também, com relação à emissão do alvará de funcionamento além da entrega de carteira de manipulação de alimento aos participantes.
O coordenador pela Sedap de boas práticas do açaí, Marivaldo Ferreira, explicou que a exemplo do que foi registrado no primeiro festival, realizado ano passado, será instalado um espaço específico para a realização de capacitações, onde o batedor poderá receber orientações sobre boas práticas na manipulação do produto. Todas as informações com as demonstrações práticas poderão ser acompanhadas simultaneamente pelo público por meio de um telão.
“Estamos formando uma turma específica do festival, que a gente está chamando de ‘turma do festival’, voltada ao trabalhador que não teve a oportunidade de assistir as palestras anteriores, para que ele possa estar se capacitando e recebendo carteira de manipulador”, informou o coordenador. Os participantes também receberão da Sedap Equipamentos Individuais de Proteção (EPI’s) como botas, avental, camisas e bonés.
Ele destacou que por ser um evento aberto ao público, o festival será uma oportunidade para que a sociedade de um modo geral possa acompanhar e ver como é a maneira correta de manipulação do açaí. “Será uma oportunidade para o consumidor ver e exigir posteriormente do seu fornecedor, de onde ele compra o açaí, como deve ser a estrutura e o processo correto, a própria sociedade pode ser fiscal nesse trabalho, o festival será uma grande oportunidade para a população ter esse conhecimento sobre quais os cuidados que o batedor de açaí tem que tomar na hora de produzir, de trabalhar, de fazer o seu açaí”, ressaltou.
Delegação
O Festival Internacional Açaí Pará terá a participação da delegação oriunda da Colômbia, mais precisamente, do Departamento (Estado) de Putumayo, localizado no sul do país, na Amazônia colombiana. A comitiva chegará a Belém no dia 12 de maio e estenderá a permanência até o dia 17 com uma agenda que inclui, entre outras, reunião com dirigentes de secretarias de Estado (Sedap e Semas), com o objetivo de conhecer as estratégias e políticas públicas estaduais relacionadas ao fortalecimento das cadeias do açaí, cacau e outros frutos amazônicos, além dos sistemas agroflorestais e os mecanismos de agregação de renda para agricultores.
Serviço
Os interessados em participar da capacitação para boas práticas do açaí no dia 14 de maio podem entrar em contato com a organização do evento através do número (91) 98477-8253.
Também podem se dirigir à sala da Diretoria de Feiras e Mercados da Sedap, no prédio–sede da instituição, localizado na Travessa do Chaco, 2232, no bairro do Marco.