Luiza Mello
O Ministério da Gestão e da Inovação deve anunciar, às 15 horas, o adiamento do Concurso Nacional Unificado, conhecido também como ‘Enem dos Concursos’. As fortes chuvas que afetam a população do Rio Grande do Sul – onde cerca de 85 mil pessoas se inscreveram para o concurso – provocaram o adiamento. O governo federal defende o direito à isonomia, uma vez que muitos inscritos naquela região que enfrenta uma tragédia ambiental, não teriam como chegar aos locais das provas. As provas do CNU seriam aplicadas neste domingo, 5. A nova data ainda não foi definida.
Ao menos 235 municípios foram afetados pelo temporal desde a segunda-feira, 29. Nesta sexta-feira, 3, subiu para 31 o número de mortes. Ao menos 74 pessoas estão desaparecidas, 56 estão feridas e mais de 17 mil moradores estão desalojados.
“O compromisso do governo é que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, disse o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, em entrevista à emissora oficial do governo.