Notícias
Governo apresenta projeto de Reforma Tributária: confira os detalhes!
(Com informações da Agência Brasil)
Na última quarta-feira (24), o Congresso Nacional recebeu do Governo o projeto de regulamentação da reforma tributária, que foi promulgada no final do ano passado. Uma das mudanças mais significativas é a simplificação dos impostos.
A proposta prevê alíquota média do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) de 26,5%, podendo variar entre 25,7% e 27,3%, informou o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy. Atualmente, os bens e os serviços brasileiros pagam, em média, 34% de tributos federais, estaduais e municipais.
Com 306 páginas e cerca de 500 artigos, o projeto de lei complementar precisa de maioria absoluta, 257 votos, para ser aprovado. Em pronunciamento no Salão Verde da Câmara dos Deputados, Haddad disse ter recebido o compromisso de Lira de votar a proposta no plenário da Casa até o recesso legislativo do meio do ano, previsto para a metade de julho.
O projeto entregue nesta quarta-feira inclui a regulamentação do IBS; da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), tributo federal sobre o consumo; o Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos com risco à saúde e ao meio ambiente; e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que incidirá sobre mercadorias concorrentes das produzidas na Zona Franca de Manaus.
Os temas mais polêmicos são a desoneração da cesta básica e a lista de produtos que terão a cobrança do Imposto Seletivo, cujos detalhes serão revelados nesta quinta. A reforma aprovada no ano passado deixou para o projeto de lei complementar decidir se, por exemplo, alimentos processados e ricos em açúcar sofrerão a cobrança do imposto.
ENTENDA:
ASSISTA AO VÍDEO!
Prêmio inusitado de festa de padroeira deixa padre em crise de riso. Veja o vídeo que viralizou nas redes sociais.
INCLUSÃO
Jader Barbalho usa como base para o projeto as recomendações da cartilha “Alimentação da Criança com Transtorno do Espectro Autista”.
NEM O APP SALVOU
O caso, que ganhou atenção das redes sociais nesta semana, levantou a discussão sobre os direitos de quem opta por pagar um app de namoro.
SEM MATCHES E NA BRONCA
Homem processa o Tinder por falta de resultados: descubra os direitos do usuário ao pagar pelo aplicativo de namoro.
CULTURA E HISTÓRIA
Saiba mais sobre a COP29 no Azerbaijão e os esforços de negociação em busca de soluções para a crise climática.
GUARULHOS-SP
Quem entrava no saguão do desembarque do aeroporto de Guarulhos via na placa os sinais do ataque a tiros que deixou um morto e três feridos na tarde desta sexta-feira (8).
Cookies e Privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade