Notícias

MEC oferece cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas

MEC oferece cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas MEC oferece cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas MEC oferece cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas MEC oferece cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas
Nova linha de fomento do Programa Mulheres Mil tem foco na capacitação profissional de mulheres que atuam com trabalho doméstico e cuidados. Foto: Ilustração/Canva
Nova linha de fomento do Programa Mulheres Mil tem foco na capacitação profissional de mulheres que atuam com trabalho doméstico e cuidados. Foto: Ilustração/Canva

Nesta terça-feira, 30, o Ministério da Educação (MEC) lança uma nova linha de fomento do Programa Mulheres Mil: Trabalho Doméstico e Cuidados. A iniciativa visa atender inicialmente 900 mulheres em cursos de qualificação profissional na área do trabalho doméstico e de cuidados pelos Institutos Federais.

A iniciativa é uma nova linha de fomento que envolve os Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC); das Mulheres (MM); da Igualdade Racial (MIR); e do Trabalho e Emprego (MTE) com o objetivo de certificar saberes e qualificar profissionalmente trabalhadoras em áreas complementares, além de oferecer cursos sobre direitos trabalhistas e sociais, enfrentamento a violências e às desigualdades de gênero e raça, economia do cuidado, recomposição de conteúdos e inclusão digital.

Com um investimento do MEC de R$ 1,4 milhão, os cursos serão realizados em 6 cidades brasileiras: Aracaju (no Instituto Federal de Sergipe – IFS); Salvador (no Instituto Federal da Bahia – IFBA); São Luís (no Instituto Federal do Maranhão – IFMA); Nilópolis e Mesquita (no Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ); São Paulo (no Instituto Federal de São Paulo – IFSP); e Recife (no Instituto Federal de Pernambuco – IFPE). A seleção das candidatas foi realizada em parceria com os sindicatos ligados à Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), parceira do projeto.

O projeto pedagógico dos cursos foi construído de forma coletiva, com o objetivo de atender às especificidades desse público. Além do acolhimento das estudantes, há auxílio para custeio de transporte e alimentação. Entre os cursos ofertados pelos Institutos Federais, estão o de cuidadora de idosos, cuidadora infantil, salgadeira e monitora de atividades de lazer.

Mulheres Mil: Trabalho Doméstico e Cuidados – O perfil do público atendido são mulheres trabalhadoras domésticas, em sua maioria com baixo grau de escolarização e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Essa linha de fomento do programa também tem foco no atendimento das responsáveis pelos cuidados dos filhos ou familiares e cuidados da casa. As estudantes residem nos municípios contemplados com a oferta inicial ou em regiões próximas. O projeto integra a Política e o Plano Nacional de Cuidados, iniciativa que está em construção pelo governo federal.

(Com informações do Ministério da Educação)