Alexandre Nascimento
A Polícia Civil do Pará (PC) realizou, na noite de ontem (29), solenidade alusiva à comemoração aos 148 anos de existência da corporação, no auditório da Delegacia-Geral, em Belém. Na ocasião, a direção fez a entrega das medalhas do Mérito Policial, Evanovich de Investigação Policial, Ato de Bravura e Láurea do Mérito Pessoal. O governador Helder Barbalho foi homenageado com uma placa, enquanto que o presidente em exercício do Grupo RBA, Camilo Centeno, foi agraciado com uma das medalhas, assim como outras autoridades.
Presente no evento, o governador falou da importância da PC para a segurança pública, ao longo desse período. “Tenho orgulho em celebrar os 148 anos da PC com uma cerimônia especial que honra o compromisso e a bravura dos nossos policiais. Este evento é uma oportunidade para reconhecer o serviço dedicado de todos os agentes que se destacaram em suas funções. Agradeço a todos os homenageados pelo serviço exemplar e o compromisso contínuo com a segurança dos paraenses”, afirmou o governador Helder Barbalho.
Da mesma forma, o delegado-geral Walter Resende destacou os grandes feitos da PC, sobretudo as grandes operações que contribuíram para os números positivos da segurança pública no Pará. Algumas destas estão exibidas na exposição “Legado de segurança à sociedade”. “A melhor forma de comemorar esses 148 anos é destacando os feitos históricos dos nossos policiais civis, que foram conseguidos por meio dos investimentos da nossa PC. Entre essas, operações realizadas em outros estados que desarticularam organizações criminosas, grandes apreensões de drogas, entre outros feitos”, declarou Walter Resende.
RECONHECIMENTO
Condecorado com a medalha Mérito Policial, o presidente em exercício do Grupo RBA Camilo Centeno falou da satisfação em receber a honraria, sobretudo pelo fato da divulgação das ações de segurança comandadas pela PC. “Recebi a honraria, mas o reconhecimento é recíproco, pois vemos os benefícios que a Polícia Civil tem dado para a sociedade promovendo segurança. E assim será no grupo, sempre iremos fazer a divulgação do excelente trabalho da PC”, agradeceu Camilo Centeno.
A programação alusiva aos 148 anos da PC acontece ainda na manhã de hoje (30), quando a corporação faz a entrega da honraria “Amigo da Polícia” e entrega de placa de homenagem de operação, novamente no auditório da Delegacia Geral, em Belém.