Alexandre Nascimento
Com a chegada do mês de maio, os olhares do comércio se voltam para uma das datas mais importantes do calendário: o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio. Mais do que uma simples celebração, essa data é um tributo ao amor materno e uma oportunidade para expressar gratidão, manifestada através de presentes e gestos afetuosos.
Para os comerciantes, a data representa uma excelente oportunidade de impulsionar as vendas. Num shopping center da cidade, que fica no bairro da Campina, por exemplo, as lojas de departamentos variados, como moda, perfumaria, maquiagens, joalherias, entre outros, já exibem em suas vitrines as promoções relativas ao período.
“Apesar de ainda faltar mais de dez dias, a loja decidiu colocar o banner já fazendo alusão ao Dia das Mães, para atrair as pessoas. Usamos a mesma ação ano passado, e deu certo, já que conseguimos aumentar as vendas antes mesmo do dia. E, para atrair ainda mais, iremos montar kits com peças que vão aumentar mais”, disse Carla Vilhena, gerente de uma loja de cama, mesa e banho do shopping.
Essa antecipação de anunciar as promoções do Dia das Mães confirmam a pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box, que apontou que 77% das pessoas pretendem presentear suas mães. “As compras ainda não estão acontecendo, mas as pessoas já estão pesquisando os presentes. Se for igual aos anos anteriores, as pessoas devem deixar para comprar mais perto da data, o que mostra como eles não querem deixar de agradar suas mães”, completou Fernanda Costa, vendedora.
Embora muitos deixem para cima da hora, o jovem Carlos Paraíso, 19, faz a busca antecipada pelo presente, inclusive, junto com a mãe Edecleide Paraíso, 43, em cada uma das lojas que exibem as promoções nas vitrines. “Não quero deixar para cima da hora, por isso já trouxe minha mãe para que, o que ela se agradar, eu compre logo. Se for um presente com um preço caro, usarei o cartão de crédito, pois não posso deixar de presentear minha mãe”, declarou Carlos.