
Belém
Neste sábado, 27, a cidade de Belém terá um dia de ação intensiva contra a malária. A iniciativa, liderada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), faz parte dos esforços globais para o controle efetivo da doença, conforme diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que dedicou o dia 25 de abril como o Dia Mundial de Luta contra a Malária.
Das 8h às 13h, o Espaço Cultural de Icoaraci será palco de uma série de serviços essenciais. Serão oferecidos testes para malária, doença de chagas e covid-19, atendimento médico, teste de glicemia, além de exames rápidos para sífilis, HIV e Hepatite. A população também terá acesso à vacinação contra febre amarela, Hepatite B e Difteria, além de receber informações educativas através de materiais informativos.
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Sesma estará presente, oferecendo serviços como vacinação antirrábica, agendamentos para castração de cães e gatos, e desratização.
Notificações recentes indicam que, até o momento, foram registrados 3.836 casos de malária em Belém este ano. Destes, 20 são positivos e de fora do município. Em 2023, foram notificados 10.367 casos, incluindo 63 positivos de outras localidades. No ano anterior, em 2022, houve o registro de 10.788 casos, com 123 positivos, sendo 68 de importação e 55 de contaminação local.
A malária é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. Os sintomas incluem febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, que podem surgir de forma cíclica após a picada do mosquito.
O tratamento é oferecido gratuitamente, sendo fundamental procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde em caso de suspeita. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e as Casas de Endemias nos Distritos de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba oferecem atendimento durante a semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para exames rápidos, um laboratório disponível 24 horas na Fundação Santa Casa de Misericórdia também está à disposição.
Mais Notícias
Mais artigosPREJUÍZO
Moradores de Outeiro avaliam prejuízos e relembram drama vivido no incêndio
Em meio à fumaça que ainda persistia, eles ainda temiam o retorno das chamas. Cerca de 14 casas foram atendidas, mas felizmente não houve vítimas.
ECONOMIA
Alta nos preços dos ingredientes impacta venda de comida
Pessoas que trabalham com venda de alimentação no Ver-o-Peso falam sobre como fazem para evitar prejuízos.
TRANSPORTE AQUAVIÁRIO
Viagens entre Cotijuba e Icoaraci terão horários ampliados e embarcações modernas
Entre os avanços definidos estão a ampliação das viagens subsidiadas pela Prefeitura de Belém e a modernização das embarcações.
Belém
COP30 inspira sorvete amazônico que une sustentabilidade e sabores regionais
Em Belém, a Gelateria Damazônia acaba de lançar o COP+, um sorvete especial que celebra a biodiversidade e os sabores únicos da Amazônia.
RELIGIÃO
Mutirão ajuda católicos na preparação à Quaresma
O Mutirão de Confissões segue até 14 de abril, atendendo fiéis em diversas paróquias da Arquidiocese de Belém.
DATA CONFIRMADA
Novo arcebispo tem data para chegar em Belém e assumir posto de Dom Alberto
No dia 7 de março de 2024, o Papa Francisco anunciou uma mudança significativa na hierarquia da Igreja Católica no Brasil: Dom Júlio Endi Akamine, até então Arcebispo de Sorocaba (SP) desde 2016, foi nomeado Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Belém do Pará. Essa posição significa que ele assumirá automaticamente o comando quando Dom Alberto Taveira, atual arcebispo, apresentar sua renúncia obrigatória ao completar 75 […]
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade