Um recente estudo, divulgado no European Journal of Clinical Nutrition, aponta que seguir uma dieta específica pode significativamente diminuir o risco de desenvolver hipertensão, uma das principais causas de doenças cardiovasculares.
Analisando dados de indivíduos ao longo de duas décadas, a pesquisa oferece insights cruciais sobre os benefícios desse padrão alimentar.
Como reduzir a hipertenção?
Seguir os princípios da dieta mediterrânea pode diminuir consideravelmente as chances de desenvolver hipertensão, de acordo com um estudo recente.
Cientistas da Universidade Harokopio de Atenas acompanharam 3.042 pessoas na Grécia desde 2002 para realizar essa pesquisa.
Participantes sem histórico de hipertensão tiveram dieta, saúde e estilo de vida monitorados por 20 anos. Os pesquisadores avaliaram a adesão à dieta mediterrânea usando um sistema de pontuação baseado no consumo de itens como frutas, vegetais, grãos integrais e azeite.
Os resultados revelaram que os participantes com maior adesão à dieta mediterrânea tiveram apenas 8,7% de risco de desenvolver hipertensão, enquanto aqueles com menor aderência apresentaram um risco de 35,5%. Isso destaca a eficácia da dieta mediterrânea na promoção da saúde cardiovascular.