O combate ao mosquito aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya, será intensificado nesta sexta-feira, 25, no bairro da Marambaia, em Belém. Cerca de 94 agentes de combate às endemias estarão em campo visitando mais de 1.800 residências.
A iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Sesma), tem o objetivo de identificar e exterminar os focos de mosquito, por meio da eliminação de água parada e aplicação de larvicida, além de promover a orientação da comunidade para evitar acúmulo de água parada e fazer o acondicionamento e descarte correto do lixo.
Alerta
Até o momento, Belém notificou 2.194 casos de dengue, sendo 1.088 confirmados, 820 descartados e 286 seguem em análise. Os bairros com maior registros de casos são Guamá (124), Pedreira (81) e Cremação (75). Neste ano, até o momento, houve uma morte por dengue grave confirmada na capital paraense.
A Sesma reforça que o aumento de casos está diretamente relacionado ao período de chuvas mais intensas este ano, com inverno mais rigoroso, o que contribui para a maior proliferação do Aedes aegypti.
Recomendações
A Sesma reforça que o procedimento básico que previne a dengue é evitar água parada, tampar bem a caixa d’água e cisternas, sempre verificar para que não fique água acumulada nos baldes e quintais, acondicionar corretamente o lixo em saco plástico, estar atento às coletas de lixo domiciliar e receber para visita em sua residência do Agente de Combate a Endemias (ACE), que estará identificado com crachá da Secretaria Municipal de Saúde.
Disque Endemias
Para garantir que a população possa fazer denúncias de casos suspeitos dessas doenças e de locais que possam ser criadouros para o mosquito aedes aegypti (casas e terrenos abandonados), assim como solicitar a visita de um Agente de Combate a Endemias (ACE), a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), disponibiliza o Disque Endemias (3251-4218).