Mauro Bonna

Eleições: Cássio Andrade pode ser vice na chapa de Igor Normando em Belém

Cássio Andrade (PSB)
Cássio Andrade (PSB)

Confira a coluna de Mauro Bonna desta quinta.

Voto
Cássio Andrade (PSB) está altamente cotado para vice na chapa de Igor Normando (MDB).

Elvis

“Tributo a Elvis” continua até sábado, no II Festival Musical do restaurante D’Italia, no shopping da Doca. Fabrizio Guaglianone, titular da casa, recepciona o cantor Hely Júnior, cover de Elvis.

Ensino
Época de compras. Área de ensino superior prepara-se para nova onda de consolidação, onde grandes grupos incorporam instituições menores.

Online
Atualmente, no Brasil, há cerca de 4,1 milhões de alunos online no ensino superior. E 3,2 milhões no presencial.

Santarém
O Grupo Ser Educacional, dono da Unama, tem sete ações junto ao Supremo Tribunal Federal, com pedido de liminar, para operar cursos de Medicina, inclusive em Santarém.

Medicina
O Mubadala, fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, fez proposta para comprar os cursos de Medicina da Estácio, no Pará.

Mais Médicos
Hoje, no Brasil, existem 32 mil vagas de Medicina nas instituições privadas e 9,7 mil, nas públicas. A nova edição do Mais Médicos planeja a abertura de outras 10 mil vagas.

Saúde
Nesta segunda, expira o prazo dado pela Unimed Belém para o descredenciamento dos três maiores laboratórios da cidade – Amaral Costa, Beneficente e Paulo Azevedo. Poderá haver acordo, até o último segundo. Enquanto isso, em ritmo de festa, os demais laboratórios incrementaram equipamentos e pessoal para recepcionar a grande demanda.

Petróleo
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, garante que a economia de combustíveis fósseis continuará a ser relevante nos próximos 40 anos. Com as atuais reservas, o Brasil sustenta a autossuficiência para os próximos 12 anos. O grande dilema: ou vamos explorar a Margem Equatorial ou voltamos a importar combustíveis de outros países.

Licença
Prates lembra que o atual pedido de licença é apenas de exploração perfuratória. Depois de dois anos, será descoberto o potencial comercial. Caso positivo, são, pelo menos, de seis a oito anos para começar a produção na Margem Equatorial.

Combustível
Raízen e Vibra inauguraram nova base de distribuição de combustíveis em Santarém. O terminal deve movimentar dois bilhões de litros, por ano. Com aproximadamente 120 milhões de litros de capacidade, a nova base tem conexão com navios e barcaças que farão distribuição pelos rios Amazonas e Tapajós. Até o final de 2025, haverá novas entregas para atender o entorno da BR-163.