A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) convocou 100 bolsistas aprovados no credenciamento de profissionais para ocupar cargos de coordenação e técnico-administrativo pelo Programa Pará Profissional, na última sexta-feira (19).
O objetivo do Programa é proporcionar formação por meio dos cursos disponibilizados nas Usinas da Paz e nas Escolas de Ensino Técnico. O propósito é capacitar os alunos, promovendo oportunidades de desenvolvimento profissional e geração de renda.
O Programa de Formação Profissional (PFP) destaca-se como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento de habilidades e aprimorar a qualificação profissional no eixo de ciência, tecnologia, culinária e cultura da moda. Para o eixo de moda e costura, a Sectet assinou um Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac).
Compromisso – “O PFP representa um compromisso conjunto com o desenvolvimento socioeconômico do Estado, ao mesmo tempo em que investe no crescimento pessoal e profissional dos participantes. Estamos felizes de chegar nesta outorga com a certeza de que teremos excelentes profissionais coordenando e apoiando as atividades que a Sectet oferece dentro das Usinas da Paz e das escolas tecnológicas”, disse o diretor de Educação Profissional e Tecnológica, Washington Correa.
A convocação contou com as presenças dos coordenadores das Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém e do Projeto Caravana da Ciência e Tecnologia. Bruno Morais, coordenador do curso de Gastronomia nas Usinas, explicou a necessidade e a importância de fortalecer as equipes profissionais.
“Quero dar as boas-vindas aos selecionados no chamamento público. As Usinas necessitam de profissionais qualificados para coordenar e apoiar, devido à alta demanda. Com capacidade para 15 alunos por módulo, os cursos operam em três turnos, inclusive nos finais de semana, para atender à busca da população por qualificação e oportunidades empreendedoras. Aproveitem esta chance, pois nosso trabalho vai além do ensino; transformamos vidas”, ressaltou Bruno Morais.
O eixo tecnológico também foi uma das pautas apresentadas aos novos profissionais. A Secretaria atua nas Escolas de Ensino Técnico com a Caravana de Ciência e Tecnologia, que promove semana de conhecimento e inovação a partir das aulas de Robótica e da entrega de novos equipamentos (Amazon Maker) para os laboratórios de informática.
Coordenadora do Projeto, Thays Gouvêa ressaltou a necessidade de reforço para estas atividades alavancarem. “A Caravana é um projeto itinerante. Passamos cinco dias dentro das escolas levando para a comunidade, local e acadêmica, oficinas de Empreendedorismo, Robótica com impressão 3D, feiras de ciências com mais de 30 experimentos científicos. Temos atividades que necessitam desse suporte, de vocês que foram selecionados”, afirmou Thays.
Para Alberto Feio, que participou da seleção, a oportunidade é uma maneira de poder trabalhar e ajudar na educação da população. “Me sinto feliz, pois acredito que a Sectet seja propulsora de educação técnica de qualidade. Com certeza trabalharemos muito para ajudar em todos os processos onde atuaremos”, acrescentou.