Um recente levantamento da Serasa Experian aponta uma queda no número de tentativas de fraudes no Brasil em 2024. Fevereiro marcou mais uma queda no Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, com uma redução de 0,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As ocorrências relacionadas a fraudes de identidade totalizaram 3.485 casos a cada milhão de habitantes no Brasil, totalizando 756.576 registros.
O estado do Pará aparece com a marca de 17 mil tentativas de fraude no mês de fevereiro.
As tentativas de fraude de identidade, onde golpistas buscam obter vantagens financeiras ao se passarem por outras pessoas. O levantamento feito foi dos últimos 12 meses.
“Cuidar dos dados pessoais é uma tarefa diária, mesmo quando o indicador demonstra diminuição nas tentativas de fraude de identidade. Os consumidores precisam ficar atentos com a segurança de suas informações, principalmente, em ambientes on-line. Da mesma forma, as empresas necessitam continuar blindando seus sistemas com soluções de autenticação e prevenção a fraudes em camadas para identificar quem é quem”, declara o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
No destaque por setores, a maior parte das ocorrências de fevereiro foram em “Bancos e Cartões” (50,7%). Já “Telefonia” foi o menos visado pelos criminosos (1,3%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que mais tiveram incidência das tentativas de fraude em fevereiro (35,9%). Confira o detalhamento por faixa etária: Veja, a seguir, todos os segmentos e a visão por faixa etária:
Dicas para evitar fraudes:
- Mantenha seus documentos, celular e cartões seguros e protegidos com senhas robustas para acesso aos aplicativos.
- Desconfie de ofertas tentadoras de produtos e serviços, especialmente aquelas com preços muito abaixo do mercado. Cibercriminosos frequentemente utilizam nomes de lojas conhecidas para tentar enganar e obter informações pessoais, como dados de cartão de crédito e senhas, por meio de e-mails, SMS e réplicas de sites.
- Tenha cuidado ao clicar em links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais, pois podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que podem infectar seus dispositivos.
- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativos bancários, Internet Banking ou agências físicas.
- Nunca forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo.
- Antes de realizar transferências para amigos ou parentes, confirme por ligação ou pessoalmente se realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado.
- Forneça suas informações pessoais e dados de cartão apenas em ambientes seguros e confiáveis.
- Monitore regularmente seu CPF para garantir que não foi vítima de fraude.
(Com informações de Serasa Experian)