Notícias

TJ e MPT abrem inscrições para estágios; veja como participar

O TJ divulgou a lista de aprovados. Foto: Mauro Ângelo / Diário do Pará.
Habilitação para a vaga ocorre no período de 21 de agosto a 6 de setembro. Foto: Mauro Ângelo / Diário do Pará.

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) realizará mais um processo de recrutamento e seleção para estágio de estudantes de níveis médio e superior, na modalidade não obrigatório. Estudantes interessados deverão se inscrever a partir das 12h do próximo dia 22 e até 12h do dia 29 de abril. As inscrições serão recebidas somente via internet no endereço eletrônico https://pp.ciee.org.br/vitrine/processos-seletivos/publico.

Todas as informações do processo seletivo estão disponíveis no Edital 01/2024 SGP, publicada na edição desta quarta-feira, 17, do Diário da Justiça. O objetivo do Processo Seletivo, que será realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), visa proporcionar a complementação do processo de ensino-aprendizagem aos estudantes de ensino médio e superior, constitui-se como instrumento de integração, voltado ao aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.

Estudantes devem preencher os requisitos mínimos para a participação no processo, conforme edital no. 01/2024-SGP, sendo a idade mínima 16 anos. Para se inscrever, a pessoa deve entrar no site do CIEE, acessar sua conta, clicar em “Ver Processos”, localizar o logotipo do TJPA, clicar em “Ver Detalhes” e, por último, selecionar a opção “Inscreva-se”.

A seleção destina-se exclusivamente à formação de cadastro de reserva, sem qualquer obrigatoriedade de convocação, independente da classificação dos candidatos. As oportunidades de estágio serão ofertadas conforme conveniência e necessidade do TJPA, observada a disponibilidade orçamentária e financeira

O processo seletivo será realizado por intermédio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). A carga horária do estágio é de 4 horas diárias e 20 horas semanais.

O valor da bolsa de estágio para o nível superior é de R$ 1.200 (mil e duzentos reais), e para o nível médio é de R$ 900,00 (novecentos reais). O estagiário terá direito a auxílio transporte mensal, de acordo com o valor da tarifa urbana, no local em que for realizado o estágio.

O período de estágio não será superior a dois anos, exceto para as pessoas com deficiência, conforme art. 11 da Lei Federal nº 11.788/2008, além de não criar vínculo empregatício de qualquer natureza com o TJPA.

A lista de cursos admitidos por localidade no processo, conteúdo programático, critérios para desclassificação no processo seletivo e critérios de desempate e para interposição de recursos constam do edital e anexos.

A seleção pública terá validade de um ano, contada a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado, ficando a critério da Secretaria de Gestão de Pessoas sua prorrogação por até 12 meses.

Provas, resultado e convocação

A prova ficará disponível para realização entre às 12h do dia 2 de maio de 2024 até às 12h do dia 8 de maio de 2024, de acordo com o horário de Brasília, incluindo sábados, domingos e feriados.

As provas serão compostas de 30 questões objetivas. Para o nível médio, serão 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Informática e 10 questões de Matemática. Para o nível superior, curso de Direito, serão 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Informática e 10 questões de Conhecimentos básicos de Direito.

Para os demais cursos do nível superior, serão 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Informática e 10 questões de Conhecimentos Gerais. Cada questão objetiva terá quatro alternativas, contendo somente uma resposta correta. As questões serão selecionadas e apresentadas de forma aleatória. O candidato terá dois minutos para responder cada questão. Caso não responda dentro do tempo determinado, o sistema considerará sua resposta em branco.

Ao acessar a prova, o candidato só poderá sair após concluir todas as questões. Caso haja desconexão, por qualquer motivo, a questão que está sendo exibida no momento da desconexão será respondida em branco. Após a conclusão da prova on-line, esta não poderá mais ser acessada.

O espelho de prova provisório será disponibilizado na data provável de 9 de maio 2024. Os recursos poderão ser encaminhados eletronicamente no dia 10 de maio, para o endereço de email: [email protected], em formulário específico, disponível para download, no site do CIEE. O resultado dos recursos e a lista de classificação provisória serão divulgados no dia 27 de maio. No dia seguinte, 28, será aberto prazo para recurso contra a lista provisória. A lista de classificação final será divulgada na data provável de 4 de junho.

A convocação dos classificados durante o prazo de validade deste processo seletivo obedecerá rigorosamente à ordem de classificação por Localidades e Cursos. Os candidatos serão convocados para o Estágio, mediante convocação publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) e envio de e-mail. Após o primeiro contato o candidato terá o prazo de dois dias para confirmar o interesse na vaga.  Caso o prazo seja encerrado em dia não útil, ele será transferido para o dia útil subsequente.  O candidato convocado deverá apresentar-se ao posto do agente de integração.

Calendário do Processo Seletivo:

Inscrições: 22 a 29 de abril de 2024

Provas: 2 a 8 de maio de 2024

Espelho provisório da prova: 9 de maio de 2024

Recurso contra espelho da prova: 10 de maio de 2024

Lista de Classificação Provisória e resultado dos recursos: 27 de maio de 2024

Recurso contra a Lista de Classificação Provisória: 28 de maio de 2024

Lista e Classificação final: 04 de junho de 2024

 

MPT TERÁ PROCESSO SELETIVO

Estão abertas, de 17 a 30 de abril de 2024, as inscrições do 1º Processo Seletivo de Estágio de 2024 do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT), Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região. A seleção é voltada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários de graduação dos cursos de Direito, Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Tecnologia da Informação (graduações aceitas no Anexo II do edital de abertura).

Pré-requisitos

Para inscrição no processo seletivo, o candidato deve estar matriculado em uma das instituições de ensino superior conveniadas com o Ministério Público do Trabalho – PRT8ª, relacionadas no Anexo I do edital de abertura da seleção.

Poderão concorrer às vagas, estudantes de curso superior de graduação que tenham concluído, no ato da contratação, pelo menos: 2º ano ou 4º semestre do curso superior, para os candidatos de curso com duração de 10 ou mais semestres; 3º semestre do curso superior, para os candidatos de curso com duração de 7 a 9 semestres; 2º semestre do curso superior, para candidatos de curso com duração de 5 a 6 semestres; e 1º semestre do curso superior, para candidatos de curso com duração menor ou igual a 4 semestres.

Reserva de vagas

A seleção prevê a reserva de vagas a candidatos com deficiência (10%); do sistema de cotas para minorias étnico-raciais (10%), a exemplo de quilombolas, populações indígenas, povos e comunidades tradicionais; do sistema de cotas para negros (30%); e transgêneros (10%). A reserva é referente às vagas existentes e das que surgirem durante a validade do processo seletivo para as pessoas que, no momento da inscrição, declararem tal condição e seguirem os procedimentos estabelecidos no edital para comprovação.

Inscrição

O estudante interessado deverá preencher a ficha de pré-inscrição disponibilizada no site da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região no seguinte endereço https://www.prt8.mpt.mp.br/mpt-pa/selecao-de-estagiarios, de 17/04/2024 até as 23 horas 59 minutos do dia 30/04/2024. Para a confirmação das inscrições, o candidato deverá anexar os documentos listados no edital de abertura no mesmo sistema que realizou a pré-inscrição, do dia 17/04/2024 até as 23 horas 59 min do dia 01/05/2024, de forma digitalizada, preferencialmente em um único arquivo em formato PDF, que não ultrapasse o tamanho total de 4Mb.

O candidato com deficiência que necessitar de tratamento diferenciado durante a prova deverá enviar e-mail para [email protected] informando qual a sua necessidade. As solicitações serão avaliadas pela coordenação do processo seletivo para a adoção das providências cabíveis.

Após encerrado o período da inscrição, será divulgado, no site do MPT PA-AP https://www.prt8.mpt.mp.br/mpt-pa/selecao-de-estagiarios, a lista dos candidatos que tiveram suas inscrições confirmadas. A data provável da aplicação das provas (consultar conteúdo programático no edital de abertura) será no dia 28/05/2024, em local e hora a serem previamente divulgados, com duração de 3 horas.