A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Centro de Controle de Zoonozes (CZZ), realiza na manhã deste sábado,13, no Parque Shopping, mais uma edição da Feira de Adoção e Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos.
Os animais colocados para adoção são castrados, vermifugados, microchipados e vacinados contra a raiva. Os tutores precisam ter a partir de 18 anos, apresentar documento de identidade, comprovante de residência e passar por uma rápida entrevista. A equipe do CCZ dá todas as orientações sobre os cuidados com os pets e sobre a guarda responsável.
O CCZ, apesar de não ser canil ou gatil público, faz o resgate de animais de rua que representem algum risco à saúde humana. A fim de diminuir o número de animais abrigados nas instalações do canil / gatil do CZZ, a Feira de Adocão é uma alternativa saudável para o animal que já foi rejeitado, dando a chance do mesmo conviver com uma família, pois muitos sofreram maus-tratos ou foram deixados à propria sorte.
Em 2023, foram resgatados das ruas de Belém 127 animais vivendo em situação de vulnerabilidade, ou com suspeita de doenças que possam ser transmitidas para humanos. No grupo de animais resgatados, 110 foram adotados.
Vacinação – A campanha tem como público-alvo animais domésticos caninos e felinos, a partir de três meses de vida saudável e fêmeas não prenhes. O foco é controlar a circulacão do vírus rábico entre os cães e gatos em todo o município de Belém.
A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculacão do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura.
Essa doença apresenta letalidade de aproximadamente 100% . Apesar de ser conhecida desde a Antiguidade, continua sendo um problema de saúde publica.