A historiadora Maria de Nazaré dos Santos Sarges, pesquisadora da Universidade Federal do Pará e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará-IHGP, é a conferencista desta sexta-feira, 12, no 2º Ciclo de Conferências das Mercês. Ela fala sobre “Antônio Lemos: a memória mediando o presente e o passado”. A conferência ocorre às 19h, no Complexo das Mercês, no bairro da Campina, com entrada franca.
Antônio Lemos (1843 – 1913) foi intendente de Belém nos anos da Belle Époque, e considerado o responsável pela grande mudança na paisagem do centro da cidade. Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com pós-doutorado pela Universitat de Barcelona/Espanha (2011), Nazaré Sarges é professora titular da Universidade Federal do Pará, vinculada à Faculdade de História e ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia.
Será a segunda conferência deste ciclo, que ainda prevê outros dois encontros este mês, nos dias 19 e 26, respectivamente com as falas do Prof. Dr. Padre João Paulo Dantas, falando sobre Nossa Senhora de Guadalupe, e do jornalista Walber Monteiro, que falará sobre as polêmicas do Círio de Nazaré ao longo da história. Em maio, as palestras acontecem no dia 3, com o Prof. Dr. Mário Ramos Ribeiro falando de momentos marcantes da economia de Belém; e no dia 10, com o Prof. Dr. Newton Martins Barbosa Neto, abordando as relações entre a Física e a Fé.
Este é o segundo ciclo de conferências realizado em parceria com o IHGP. Reitor da Igreja das Mercês, o padre João Paulo Dantas diz que o evento retoma a própria história do Complexo dos Mercedários – hoje um campus da UFPA – enquanto ambiente de saber. “Desde o início, quando os mercedários chegaram em Belém, em 1639, uma das missões deles foi a de evangelizar, e a segunda missão foi de trazer educação. Esse binômio de culto/religião e educação marca a Igreja das Mercês desde o início”, lembra o padre.