Pará

Instituto promove debate sobre as eleições

Instituto promove debate sobre as eleições Instituto promove debate sobre as eleições Instituto promove debate sobre as eleições Instituto promove debate sobre as eleições
Instituto promove debate sobre as eleições

Luiz Flávio

O Instituto de Direito Eleitoral e Político do Estado do Pará (IDEPPA), presidido pela advogada Ângela Sales, promove amanhã (12), o primeiro evento da Região Norte de peso para debater as Eleições Municipais de 2024, tendo como foco principal o esclarecimento das Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovadas em fevereiro último que normatizam o pleito eleitoral deste ano sob as perspectivas da região amazônica.

O IDEPPA confirmou presença do advogado brasiliense Michel Saliba, mestre e professor da cadeira criminal e membro fundador da ABRACRIM. Temas como “O Juízo de Garantias no Processo Penal Eleitoral”, serão abordados por Saliba, que faz para a palestra de encerramento.

No dia 27 de fevereiro deste ano o TSE, votou e aprovou as resoluções 23.727 a 23.738 com os temas de relevância política, jurídica e social para as eleições deste ano envolvendo principalmente crimes eleitorais como fake News, uso ilegal de Inteligência Artificial e fraude de cota de gênero nas campanhas e que podem fazer diferenças no pleito.

“São temas embrionários e em constante evolução que exigem discussão contínua sobretudo dentro da nossa realidade aqui da região Norte, que possui características próprias. Queremos promover uma troca de conhecimento e aprendizagens sobre esses temas”, destaca o advogado Agnaldo Corrêa, secretário geral adjunto do instituto. O público-alvo do evento são acadêmicos e acadêmicas, estagiários e estagiárias, advogadas e advogados, operadores e operadoras do Direito.

O evento contará será realizado no auditório (anexo 1) do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e contará com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, e também dos escritórios Brasil&Castro Sociedade de Advogados, CNPAG Advogados, Bassalo e Gonçalves Advogados Associados, Pinheiro e Penafort Advogados Associados e Liga Acadêmica de Direito Eleitoral.

A coordenação geral do evento está a cargo dos advogados João Brasil de Castro e Agnaldo Corrêa, e ainda, das advogas Robertta Takanashi e Hanna Macedo, como colaboradoras a juventude da Liga Acadêmica de Direito Eleitoral. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected].