Bola

Paysandu usa "sandálias da humildade" antes dos clássicos decisivos

Nildo Lima

Mesmo com o grande passo dado para a conquista do 50º título do Parazão, com a vitória, por 2 a 0, no clássico de ida, contra o Clube do Remo, no último domingo, o sinal de alerta está aceso no Paysandu. A ordem entre os bicolores é manter os pés no chão e evitar o chamado “oba, oba”. O discurso dos jogadores e membros da comissão técnica é de que ainda faltam 90 minutos da decisão e que a final está em aberto. O técnico Hélio dos Anjos e seus comandados sabem que em se tratando de jogo decisivo e, ainda mais, envolvendo Re-Pa, tudo pode acontecer, como na temporada de 2022.

Naquele ano, na decisão do Estadual, também em jogos de ida e volta, o Papão esteve com o título nas mãos, com um resultado na 1ª partida ainda mais elástico do que o de agora: 3 a 0 para o maior rival, em partida disputada no Baenão. Todos já davam o título assegurado aos azulinos, que podiam perder o jogo de volta por diferença de até dois gols. Pois jogando em casa, o Papão chegou a fazer 3 a 0, o que levaria a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. Só que, aos 14 minutos do 2º tempo, Leonan fez o único gol do Leão, que acabou levando o título para casa.

Nenhum dos jogadores do Papão que participaram daquele clássico ainda estão no elenco do clube, que era comandado pelo treinador Márcio Fernandes. Mas, para os torcedores, dirigentes e alguns funcionários do clube ficou a lição, que não pode ser repetida, agora, pelo time alviceleste.

Logo após o Re-Pa do final de semana, Dos Anjos recomendou aos seus comandados o uso das “sandálias da humildade”, alertando que nada está decidido. “Não tem nada resolvido. O Remo é sempre muito respeitado, por mim principalmente. Vai ser uma semana dura, porque temos um jogo quarta e domingo. Ninguém morre de véspera. Temos que ter a cabeça no lugar, acima de tudo consciente que 90 minutos muda muita coisa. Não podemos facilitar nem durante a semana nem no final dela”, apontou o treinador.

A mensagem do técnico parece ter sido bem captada por seus comandados. Que o diga o atacante Jean Dias, autor do gol que abriu o caminho para a vitória bicolor. “Sabemos que foi só o primeiro jogo, ainda tem o segundo. É colocar os pés no chão e ter humildade”, afirmou o jogador, mostrando ser um bom entendedor.