Pará

Helder tem 82,4% dos votos válidos e venceria no 1º turno

FOTO: MARCO SANTOS / AG. PARÁ
FOTO: MARCO SANTOS / AG. PARÁ

Por Luiza Mello

Pesquisa realizada pelo Instituto Acertar para o DIÁRIO aponta vitória do candidato à reeleição, Helder Barbalho (MDB) no primeiro turno, com 68,9% das intenções de voto no cenário estimulado – quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, seguido por Zequinha Marinho é o segundo colocado, com 10,2% das citações.

No cenário onde são considerados apenas os votos válidos, quando são excluídos os votos brancos e nulos, e que são contabilizados para o resultado final da eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral, Helder aparece com uma vitória nunca registrada na história política do Pará, com 82,4% das intenções de voto no 1º turno, contra 17,6% da soma dos demais candidatos. Chama a atenção a intenção de votos para governador aferida no Marajó: Helder obteve 95,2% das intenções, enquanto Zequinha Marinho obteve 1,2%.

Considerando o cenário apenas dos votos válidos, Zequinha Marinho (PL) aparece em segundo lugar com 12,3%; Dr. Felipe (PRTB) aparece em terceiro lugar, com 1,5% dos votos válidos; Sofia Couto (PMB) registra 1,3%; Major Marcony (Solidariedade) e Paulo Roseira (Agir) 0,9%, cada; Cleber Rabelo (PSTU) 0,6%; e Adolfo Oliveira (Psol) 0,1%.
Já na pesquisa estimulada, Zequinha Marinho, do PL, obteve 10,2% da preferência de voto dos paraenses; Dr. Felipe 1,2%; Sofia Couto 1,1%; Major Marcony e Paulo Roseira com 0,8%, cada; Cleber Rabelo 0,5%; e Adolfo Oliveira 0,1%.

SENADO
A pesquisa também mediu as intenções de voto para a única vaga ao Senado Federal nestas eleições. Na avaliação, chama a atenção o número de indecisos que atingiu 30,8% do eleitorado paraense e aqueles que declararam que pretendem votar em branco ou anular o voto para escolha do senador, 13,9%, cenário que contribui para a indefinição eleitoral para o cargo de senador pelo Pará.

De acordo com os resultados, Mario Couto (PL) obteve 13,0% das citações, seguido de Beto Faro (PT), com 12,0%. Este quadro aponta empate técnico entre os dois primeiros colocados. Em terceiro lugar aparece o candidato Pioneiro (PSDB), com 8,1% das menções; Flexa Ribeiro (PP), com 7,1%; Delegado Jardel (PODE) com 6,1%. Os candidatos Professor João Santiago (PSTU) e Renata Fonseca (PRTB) tiveram 3,0% das menções cada, seguidos por Paulo Castelo Branco (PROS), 1,1%; Sabbá (PMB) 1,0%; e Gideon (Agir) com 0,9%.

Esses foram os candidatos ao Senado que obtiveram votação mais expressiva. De acordo com a pesquisa, Mario Couto têm seus votos mais concentrados nas regiões do Nordeste e Sudeste paraense; Beto Faro, tem maior concentração de votos na região do Marajó e Nordeste; Pioneiro está mais forte na Região Metropolitana de Belém; e Flexa Ribeiro detém, boa concentração de votos no Marajó e Sudeste paraense. Delegado Jardel mostra mais força no Baixo Amazonas e no Marajó Ocidental.

PRESIDÊNCIA
A pesquisa também avaliou a intenção de votos para o cargo de Presidente da República. O resultado apontou que, se as eleições fossem hoje, 47,2% dos paraenses votariam em Lula (PT); Bolsonaro (PL) obteve 30,8% das intenções de votos. Em terceiro lugar com 7,5% está Ciro Gomes (PDT) e 2,7% preferem Simone Tebet (MDB). Esses quatro candidatos obtiveram as melhores pontuações. Todos os outros não atingiram 1,0%. Votariam em branco ou anulariam o voto 3,8% das eleitoras e dos eleitores paraenses e 6,7% responderam que ainda estão indecisos.
O Instituto Acertar é uma empresa com atuação na região Norte do Brasil voltada para a área de pesquisa e consultoria há mais de duas décadas em atividade.

METODOLOGIA
Foram entrevistadas 1.200 pessoas entre os dias 26 a 29 de agosto de 2022. A pesquisa cobriu 40 municípios das seis Mesorregiões do Estado (Metropolitana, Nordeste, Baixo Amazonas, Marajó, Sudeste e Sudoeste); área de moradia (urbana e rural); e por três faixas de cortes/porte/grandeza do município (grande, médio e pequeno). A margem de erro para os resultados gerais da pesquisa é de 3,0% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PA04489/2022.
Confira na edição deste domingo do DIÁRIO DO PARÁ a pesquisa completa, incluindo a acirrada corrida ao Senado, além das intenções de voto para a Presidência da República e a avaliação do Governo Helder Barbalho.

VEJA PESQUISA COMPLETA