Diego Monteiro
Entre os dias 3 e 6 de abril, a Polícia Federal (PF) promoveu uma exposição em homenagem aos 80 anos da instituição, incluindo painéis fotográficos detalhando a história e as atividades da PF, no shopping Bosque Grão Pará. O clímax do evento ocorreu no último dia, com a exibição física que apresentou atividades interativas de perícia, demonstração de veículos e equipamentos, além da presença dos agentes.
Os visitantes tiveram a oportunidade conhecer o universo da perícia criminal, com demonstrações práticas e elucidativas. Viaturas e equipamentos especiais estiveram ao alcance dos interessados, que puderam compreender de perto o funcionamento de cada um e a relevância desses recursos no combate ao crime e na proteção da sociedade.
Também estiveram presentes os agentes de diferentes setores da instituição, desde o Grupamento de Pronta Intervenção (GPI) até o Núcleo de Polícia Marítima (NEPOM), do Núcleo de Identificação (NID) ao Setor Técnico-científico. Cada equipe compartilhou um pouco de sua expertise, demonstrando o comprometimento e a dedicação que orientam o trabalho dos policiais federais.
Thiago Santos, 46 anos, estava passeando pelo shopping com o neto, Bernardo Faganello, de apenas 5 anos, quando ficou sabendo da exposição. “Sempre acompanhamos as ações pela televisão e percebemos a Polícia Federal como uma instituição distante. Porém, hoje tivemos a oportunidade de vê-la mais próxima e entender melhor o trabalho que realiza em nossa defesa”, explicou o empresário.
“Além da celebração do octogésimo aniversário, a iniciativa representa um processo de transformação institucional, cujo objetivo é aumentar a confiança da população, ampliando os mecanismos de transparência e participação social, e evoluindo para uma instituição mais diversificada, plural, inclusiva, tolerante e acolhedora”, afirmou o superintendente da PF no Pará, José Roberto Pérez.