Pará

Governador discute avanço na regularização ambiental do Pará com presidente do STF

Governador discute avanço na regularização ambiental do Pará com presidente do STF Governador discute avanço na regularização ambiental do Pará com presidente do STF Governador discute avanço na regularização ambiental do Pará com presidente do STF Governador discute avanço na regularização ambiental do Pará com presidente do STF
Foto: Thalmus Gama / Ag. Pará
Foto: Thalmus Gama / Ag. Pará

governador do Pará, Helder Barbalho, se reuniu neste sábado (6) em Boston, nos Estados Unidos, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso, e discutiu avanços na agenda de regularização ambiental do Estado. Durante a reunião, o Helder propôs que a certidão de registro de imóveis, que hoje é diferente em cada estado e em cada cartório, seja padronizada, inicialmente no Pará e, mais adiante, em todo o país.

A ideia do governador permite que as análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que hoje já são feitas automaticamente no Pará por meio de inteligência artificial, avancem ainda mais a partir da análise e padronização dos registros.

“Apresentamos ao presidente Barroso as nossas iniciativas no campo da sustentabilidade adotadas pelo Pará, como por exemplo o Selo Verde, a Plataforma Territórios Sustentáveis, o Módulo de Inteligência Territorial e o CAR Automatizado. Tudo isso demonstra a solidez da política ambiental do Pará e reforça que o pedido de padronização dos registros de imóveis fortalecerá o combate ao desmatamento com a análise do CAR, que hoje já é feita de forma automatizada no Pará”, explicou Helder Barbalho.

“Nossa demanda é quando ocorre a sobreposição de imóveis e, pela ausência da padronização, a automatização não consegue sistematizar isso”, justificou o chefe do executivo estadual.

Na ocasião, Luís Roberto Barroso acenou positivamente ao pleito do governador paraense e informou que irá colaborar com o andamento da proposta, que deverá ser analisada no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que esse “padrão nacional” seja definido para o registro de imóveis rurais e urbanos.

CAR automatizado 

Somente com o CAR 2.0, o Pará validou, de uma só vez, mais de 43 mil cadastros e encaminhou 55 mil para o Planos de Recuperação Ambiental. Atualmente, são 65.962 CARs validados no Estado.

Entre os outros temas tratados também estiveram os preparativos para a COP 30, a ser realizada em Belém em novembro de 2025. Participaram da agenda o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida, o secretário-adjunto de Recursos Hídricos e Clima da Semas, Raul Protázio Romão, e a Diretora Geral do Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes, Camilla Miranda.