O governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), realiza, na próxima terça-feira (9), a audiência pública para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025.
A LDO faz parte do sistema orçamentário do governo, junto ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei Orçamentária Anual (LOA). A lei é elaborada com base em consulta pública, o que permite a participação da sociedade na definição das prioridades e metas do governo, o que garante uma maior participação democrática na gestão pública.
A lei estabelece as prioridades e metas do governo para o exercício financeiro seguinte, o que permite uma maior previsibilidade e transparência na elaboração do orçamento público. Medida importante para garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e em áreas que atendam às necessidades da população.
A LDO estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. Além disso, dispõe sobre as alterações na legislação tributária, equilíbrio entre a receita e as despesas, critérios e forma de limitação de empenho, normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, e demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
O processo de elaboração da LDO parte de uma construção coletiva dos órgãos e entidades da administração pública estadual com a sociedade, portanto, o objetivo das audiências é proporcionar um espaço de diálogo aberto para a elaboração de soluções para as demandas do Pará. A audiência ocorrerá de modo híbrido presencial e online, por meio do canal da Seplad no youtube.