O Pará registrou por mais um mês consecutivo a redução da criminalidade nos primeiros oito meses de 2022. Os indicadores de criminalidade apontam uma queda de mais de 20% nos crimes de roubo em geral no período de janeiro a agosto desse ano, em relação ao mesmo período de 2021, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). Os números mostram ainda uma redução acentuada quando comparado com o ano de 2018, indicando redução de 50% nos casos registrados em todo o estado.
O mapeamento de áreas estratégicas nos bairros onde a macha criminal é maior, além das operações policiais realizadas em combate a criminalidade são um dos pontos destacados pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
“Estamos agindo muito fortemente no combate à criminalidade no estado. Os crimes contra o patrimônio apresentavam índices altíssimos no estado. Buscamos por meio de estratégias assertivas e realizando um trabalho de mapeamento nos bairros, através do setor de inteligências dos órgãos, identificando onde ocorrem o maior número de registro de roubos, para que pudéssemos desencadear operações específicas, afim de, atuar nos locais exatos, onde o crime acontece”, disse Ualame Machado.
O titular da Segup reforça ainda que a presença constante das polícias nas ruas e as operações de prevenção e ostensividade resultam em bons resultados, para manter os índices em queda.
“Hoje, conseguimos manter um quantitativo importante de policiais nas ruas, realizando rondas constantes, em especial, nos horários e locais, onde a mancha criminal se mostra mais acentuada. Além de que desencadeamos várias operações integradas com os demais órgãos de segurança, a exemplo hoje da operação “Impacto” que atua na RMB e do “Segurança por Todo o Pará” executado em todo o Estado. Com isso conseguimos inibir o crime e garantir à população maior segurança”, ressalta o secretário de Segurança Pública.
COMPARATIVO
De acordo com os dados apresentados pela Secretária de Inteligência e Analise Criminal da Segup, de janeiro a agosto de 2021 foram registrados 46.919 casos de roubo em geral no Pará. Já em 2022, no mesmo período, foram computados 37.489 ocorrências do crime. Os indicadores representam uma queda de mais de 20% em relação ao ano passado.
No ano de 2018, os registros de roubo, no período de janeiro a agosto, foram de 74.518 casos, o que representa, ao longo desses cinco anos, uma redução de 50% nos crimes contra o patrimônio no estado do Pará, sinalizando uma queda considerável na prática do crime e uma constância na redução dos números.
“É importante frisar que, além de conseguir reduzir o número de ocorrências, estamos conseguindo manter essa redução, ano após ano, o que não é uma tarefa fácil, mas que através da Integração entre os órgãos, aliada à atividade de inteligência e aos fortes investimentos que conseguimos realizar na segurança, podemos apresentar à população resultados favoráveis e significativos” finalizou Ualame Machado.