Entretenimento

Série da TV Brasil destaca obra de Octavio Cardoso

Série da TV Brasil destaca obra de Octavio Cardoso Série da TV Brasil destaca obra de Octavio Cardoso Série da TV Brasil destaca obra de Octavio Cardoso Série da TV Brasil destaca obra de Octavio Cardoso
Novo episódio de “Olhares do Norte: Pará” vai ao ar nesta quinta com registro da obra e trajetória do fotógrafo paraense
Novo episódio de “Olhares do Norte: Pará” vai ao ar nesta quinta com registro da obra e trajetória do fotógrafo paraense

A série documental “Olhares do Norte: Pará”, produção da Marahu Filmes, que apresenta relatos, trajetória e um registro que reverencia a fotografia de treze fotógrafos e fotógrafas que vivem e produzem no Pará, terá como foco, em seu episódio desta quinta-feira, 4, às 23h30h, na TV Brasil, o editor de fotografia do DIÁRIO, Octavio Cardoso.

O episódio mostra sua trajetória e o que influencia seu trabalho. “A ideia era entender o que estava por trás de uma foto. Porque uma coisa é você fazer um trabalho encomendado, documental. No autoral, de alguma forma, tem a ver com tua história de vida. Eles foram pedindo, especificamente, os trabalhos mais significativos que eu tenho como autor, mas também queriam fotos de família, foram conversar com a minha mãe [Lúcia Cardoso]”, comenta o fotógrafo.

O pesquisador em arte e fotografia Mariano Klautau Filho também participa do episódio comentando sobre a obra de Octavio Cardoso. As filmagens, com direção de Fernando Segtowick e direção de fotografia de Thiago Pelaes e Igor Teixeira, ocorreram em diferentes ambientes, mas especialmente no Marajó, onde grande parte do trabalho de Octavio é realizado, assim como em Belém, onde nasceram séries como a recente “Notícias nem sempre felizes”, em que o artista monta fotografias a partir do confronto entre o urbano e o rural.

Sobre o Marajó, Octavio comenta que aquele é um cenário sempre presente. “Eu fotografo o Marajó desde que eu comecei a fotografar. E fiz duas exposições sobre a região: uma nos anos 1990, coletiva com a Walda Marques e o Márcio Lima; e, em 2015, ganhei o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, com o qual fiz a série sobre o vaqueiro. Independente de estar fotografando o Marajó há quase 40 anos, eu tenho um trabalho específico que se chama ‘Minha Ilha: campos abertos do Marajó’, que já foi exposto no Museu Goeldi”, cita.

Cada capítulo da série “Olhares do Norte: Pará” levará o espectador pelos olhares de personagens como Miguel Chikaoka, Paula Sampaio, Luiz Braga, Guy Veloso e Elza Lima. Os episódios contam também com entrevistas de especialistas na área como Rosely Nagakawa, Marisa Mokarzel, Eder Chiodetto e Alexandre Sequeira.

“Esse projeto é muito legal porque a gente sabe que tem uma produção fotográfica muito grande e muito forte no Pará, mas poucos fotógrafos têm, por exemplo, livros publicados. E com exceção do Luiz Braga, que tem vídeo sobre ele, acredito que nenhum outro tinha. Sem dúvida que o mais importante para mim, como autor, é que as pessoas conheçam minhas fotos, mas acho importante ter o registro [em vídeo, com entrevistas] para que as pessoas entendam que esse trabalho autoral não é fruto do acaso, ele tem uma razão de ser. Você conhecer e entender cada um desses fotógrafos é muito legal”, diz.