TEXTO: AGÊNCIA PARÁ
Com o objetivo de valorizar as raízes da música popular brasileira, a Fundação e o Instituto Estadual Carlos Gomes promovem, nesta quarta-feira (3), às 17h, a Roda de Choro no Jardim. O objetivo é proporcionar a interação entre os saberes tradicionais do choro e o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica da instituição. Com entrada gratuita, a primeira edição deste ano homenageará o mestre paraense Adamor do Bandolim, que também participará da apresentação no jardim.
A professora do IECG, Jade Guilhon, é a responsável pelo projeto e destaca que a Roda de Choro quer reunir alunos e mestres para agregar e unificar os saberes sobre o primeiro gênero musical da música urbana brasileira. “Ao ministrar as aulas voltadas para o choro, percebi que os alunos não conheciam os mestres do nosso Estado e por conta disso resolvemos homenageá-los em nossas rodas de choro a partir deste ano”, explicou.
Ela também destaca a importância do projeto musical para que os estudantes tenham a oportunidade de conviver com os músicos do choro experientes. Mestres que têm a rara tradição oral, com músicas que, por vezes, não têm a partitura formal. “Além disso, os mestres do Pará tem uma forma diferenciada ao tocar o choro, o que será possível observar na apresentação”, ressaltou Jade Guilhon.
O repertório da Roda de Choro tem a característica da espontaneidade, possibilitando que os músicos e os alunos da instituição participem livremente da apresentação, que terá músicas escolhidas pelos próprios participantes, além das composições do mestre homenageado, Adamor do Bandolim.
A diretora de ensino do IECG, Thais Cybelle Araújo, observa que o projeto possibilita aos alunos a ampliação do aprendizado musical. “Oportunizamos dentro do espaço da instituição a vivência de um gênero musical que é referência dentro da cultura brasileira, além de valorizar os saberes dos mestres do nosso Estado, que podem repassar conhecimentos aos futuros músicos que estudam na instituição”, disse.
CHEGUE LÁ!
Roda de Choro do Jardim
Quando: Quarta-feira (3), às 17h.
Onde: Jardim do Instituto Estadual Carlos Gomes (Av. Gentil Bittencourt, 977, Nazaré).
Quanto: Gratuito.