A estrutura de segurança pública para o clássico do futebol paraense, entre Remo e Paysandu, marcado para esta quarta-feira, 3, no Estádio Olímpico do Pará Jornalista “Edgar Proença”, o Mangueirão, já foi definida e contará com mais de 1.400 agentes de segurança integrados no dia da partida. As ações serão coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com os órgãos de segurança estadual e municipal, cujo principal objetivo é garantir a tranquilidade aos torcedores. A partida faz parte da semifinal da Copa Verde 2024 e tem expectativa de reunir 45 mil torcedores, com início às 20h.
As ações do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) serão executadas de forma integrada antes, durante e após o grande clássico da Amazônia. De acordo com o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira, diante da realização de quatro jogos clássicos entre Remo e Paysandu, previstos para ocorrer em abril, e assim o Estado se prepara com um forte esquema de segurança para garantir a ordem e tranquilidade de todos durantes as partidas.
“Nós do Sistema Estadual de Segurança Pública estivemos reunidos com os representantes dos demais órgãos que também participam das operações integradas, bem como outros que não necessariamente são um sistema de segurança, e traçamos as estratégias da área de segurança para a realização desses jogos. Foram analisados os problemas anteriores verificados durante a realização dos grandes jogos no Mangueirão, principalmente com uma atenção dedicada à questão do trânsito. A partir disso, um planejamento foi montado e teremos atuação de todos os órgãos de maneira conjunta, com policiamento que vai se estender em várias áreas da cidade, o apoio no deslocamento de torcida, delegações dos clubes, acesso na questão da mobilidade, segurança interna, uso de tecnologia no mangueirão com o circuito interno de tv, enfim, tudo isso para que o torcedor vá e volte e aproveite essa sequência de jogos da maneira mais tranquila possível”, afirmou Luciano de Oliveira.
Esquema de segurança – A estratégia de segurança elaborada pela Segup e órgãos de segurança, engloba a fiscalização das vias de acesso, o entorno e manutenção da ordem e segurança no estádio; o ordenamento do fluxo de trânsito para garantir a fluidez; a agilidade no atendimento da população se houver a necessidade do registro de ocorrências, e a garantia do direito de ir e vir de todos com tranquilidade.
Planejamento – Todo o planejamento operacional foi definido em reunião realizada na última segunda-feira, 1º, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém, e contou com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), além dos demais integrantes do Sistema de Segurança Pública do Estado, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal, além dos representantes do Clube do Remo e Paysandu Sport Club, para alinhar e organizar os últimos preparativos para as partidas do principal clássico do futebol paraense que ocorrerão nesta quarta-feira, 3, e no próximo dia 10 de abril.
Policiamento reforçado – O aporte operacional começa às 15h, com abertura do estacionamento, e reforçado às 17h, quando será liberado o acesso aos portões para o público. O Centro de Controle e Comando Operacional do Novo Mangueirão reunirá os pontos focais de cada força. Do Centro será possível monitorar as imagens das câmeras instaladas no estádio e no entorno, e agilizar as respostas às demandas.