O edital do novo concurso Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) para o preenchimento de 60 vagas em caráter temporário já pode sair. Acontece que foi publicado, no diário oficial da União desta segunda-feira, 1 de abril, o extrato de contrato com a banca organizadora, que será o Instituto Iades. O nome da empresa já havia sido anunciado no último dia 27 de março.
De acordo com o novo documento, a assinatura ocorreu no dia 28 de março, com validade de 1 de abril de 2024 a 1 de abril de 2025, prazo necessário para a realização de todos os procedimentos do certame, incluindo a publicação do edital, recebimento de inscrições, aplicação das provas e divulgação dos resultados.
As 60 vagas que serão oferecidas pelo Censipam devem ser distribuídas por quatro cargos, da seguinte forma:
- técnico de apoio – 1 vaga
- técnico de formação específica – 6 vagas
- analista intelectual – 12 vagas
- analista gerencial – 41 vagas
Ainda não há uma definição das exigências e remunerações iniciais dos cargos, que devem ser anunciadas com a publicação do edital.
As contratações serão para atender a encargos temporários e excepcionais desenvolvidos no âmbito dos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia – SIVAM e do Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM, com vistas à integração de informações para geração de conhecimento e execução de ações e projetos em prol da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e da Amazônia Azul.
A duração dos contratos será de até quatro anos, com possibilidade de prorrogação.
Saiba como foi a última seleção
O último concurso Censipam para efetivos ocorreu em 2023, com oferta de 200 vagas para o cargo de analista em ciência e tecnologia júnior em diversas áreas de atuação, sendo 50 para preenchimento imediato e 150 para formar cadastro reseva de pessoal. Para concorrer foi necessário possuir formação de nível superior em qualquer área ou em áreas específicas, variando de acordo com a opção.
A banca organizadora, na ocasião, também foi o Instituto Iades.
Fonte: JC Concursos