Pará

Mais de 75 mil empresas foram criadas no Pará em 2023

Setor de Serviços de Alimentação registrou a maior parte de novos negócios no período. Foto: Antonio Melo
Setor de Serviços de Alimentação registrou a maior parte de novos negócios no período. Foto: Antonio Melo

O fechamento anual do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelou que, em 2023, foram criados 3,9 milhões de novos empreendimentos no Brasil, um crescimento de 1,0% em relação a 2022. “Serviços de Alimentação” foi o segmento responsável pela maior abertura no ano (6,8%).

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “o aumento da demanda por comida pronta, o uso cada vez maior de aplicativos de entrega, baixos custos iniciais para abertura e uma vasta gama de possibilidades criativas podem explicar o porquê de o segmento liderar o surgimento de novos negócios. Além disso, o Brasil oferece um ambiente propício para inovação e é terreno fértil para o empreendedorismo”.

Na visão macro dos setores, foi “Serviços” que liderou a criação de empresas em 2023 (20,8%), seguido por “Comércio” (20,8%), Indústria (6,3%) e “Demais”, que inclui segmentos Primário, Financeiro e Terceiro Setor, (1,3%).

Na hora de formalizar um negócio em 2023, a categoria de Microempreendedores Individuais (MEIs) foi a principal escolha dos empreendedores, com “Sociedades Limitadas” logo depois (20,4%). Veja, na tabela abaixo, o detalhamento por Natureza Jurídica:

Três dos quatro estados do Sudeste lideraram o ranking de abertura de empresas em 2023: São Paulo (1.160.549), Minas Gerais (414.851) e Rio de Janeiro. No Pará, 75.886 empresas foram abertas, o que coloca o Estado na liderança entre os estados do Norte do País.

Metodologia
Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.