Uma pesquisa recente conduzida pelo Instituto Pet Brasil (IPB) revelou que, em 2021, o Brasil era lar de quase 150 milhões de animais de estimação, com 85 milhões de cães e gatos liderando a contagem. Esses números consolidam o país como o terceiro maior do mundo em população de animais domésticos.
Com o aumento constante na adoção de pets, a Equatorial Pará está lançando um alerta sobre a importância dos cuidados adequados para evitar acidentes envolvendo energia elétrica, tanto dentro quanto fora de casa.
“Mais frequentemente, cães e gatos são pegos mastigando cabos de energia, o que pode resultar em choques elétricos graves. A corrente elétrica pode causar desde problemas cardíacos até acidentes fatais”, adverte Marcelo Martins, executivo de Segurança da Equatorial Pará.
Martins enfatiza a necessidade de vigilância, especialmente dentro de casa, onde os filhotes, com sua curiosidade natural e energia, são mais propensos a acidentes. “Fios, tomadas e outros objetos perigosos à sua saúde podem ser extremamente atrativos. É essencial que os tutores protejam essas áreas para evitar que os animais tenham acesso”, acrescenta.
Aqui estão algumas dicas de segurança da Equatorial Pará para garantir a segurança dos animais de estimação:
- Priorize a passagem dos fios em eletrodutos embutidos na parede;
- Utilize repelentes educadores nas áreas onde os animais não devem se aproximar;
- Instale protetores de tomada;
- Mantenha os cabos fora da visão dos animais;
- Desligue os equipamentos da tomada quando não estiverem em uso;
- Evite fios desencapados em casa;
- Certifique-se de que os equipamentos estejam em funcionamento somente quando não houver desgaste no isolamento;
- Delimite a área de uso do animal para evitar acidentes.
Fonte: Equatorial Pará