Pará

Estado do Pará se despede do pastor Gilberto Marques

Ana Laura Costa

No último sábado (23), ocorreu o velório do pastor e presidente da Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus do Pará (Comieadepa), Gilberto Marques de Souza, no Centro de Eventos Francisco Alves Ribeiro, em Ananindeua.

Na cerimônia de sábado, familiares, amigos e conhecidos davam o último adeus ao pastor. O jovem Fabrício Moreira, de 25 anos, destacou que, para ele, o líder religioso foi alguém que sempre incentivou os jovens a estarem dando continuidade aos ensinamentos de Cristo. “Ele sempre nos incentivou a estarmos firmes na caminhada e na presença de Deus. Determinação, coragem e persistência resumiam a pessoa do pastor Gilberto Marques”, afirma.

Membra da igreja e amiga do pastor, a assistente social Milma Sales, 48, o conhecia desde a infância. Segundo ela, Gilberto Andrade é um homem que deixa um legado de amor ao próximo. “Ele nos ensinou a amar as pessoas, a amar nossos semelhantes. Nos fez entender que se meu próximo está bem, eu também estou. Ele foi um pai”, disse.

O governador Helder Barbalho e o ministro das Cidades Jader Filho, lamentaram o falecimento em suas redes sociais. O cortejo fúnebre ocorreu no domingo (24), em um cemitério de Marituba.

O líder religioso de 81 anos deu entrada no hospital com quadro de pneumonia na quinta-feira (21). Foi sedado e levado a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), num hospital particular de Belém, teve uma melhora leve, mas não resistiu, vindo a falecer na noite de sexta-feira (22).

A trajetória de Gilberto Marques como pastor iniciou no dia 1º de janeiro de 1979, quando foi ordenado. Na COMIEADEPA, Gilberto Marques exerceu as funções de supervisor de área, em Capanema, 2º secretário (durante dois anos), 1º vice-presidente (dois anos) e desde o ano de 1990, estava na presidência.

A Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará foi declarada patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Pará em 2021, após sanção do governador do Pará, Helder Barbalho.

A centenária COMIEADEPA foi fundada em 18 de agosto de 1921, e representa a maior denominação pentecostal do mundo, que, ao longo de sua história, vem constituindo um legado importante para a vida cultural paraense. A Comieadepa, neste sentido, é a instituição religiosa mais antiga do país. O pastor Gilberto Marques foi o oitavo presidente a comandar a entidade.


Centenas de amigos e familiares foram se despedir do pastor Gilberto Marques FOTO: WAGNER ALMEIDA