Pará

Feira do Pescado: veja as datas e pontos de venda na Grande Belém

A Sedap, que coordena a ação, articula a participação dos municípios na iniciativa, que visa garantir a aquisição de pescado nos dias 27 e 28 de março a preços acessíveis

Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
A Sedap, que coordena a ação, articula a participação dos municípios na iniciativa, que visa garantir a aquisição de pescado nos dias 27 e 28 de março a preços acessíveis Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Nos dias 27 e 28 de março, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), promoverá mais uma edição da Feira do Pescado.

Em Belém serão montados quatro pontos de venda. Além dos já tradicionais, como a sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), no prédio do Centur, no bairro de Nazaré, e a Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, a programação ocorrerá nas Usinas da Paz do Guamá e do Bengui. Em Ananindeua, a feira funcionará na Usina da Paz no bairro Icuí-Guajará.

A realização da Feira do Pescado é uma articulação da Sedap, por meio da Coordenação de Pesca e de Aquicultura, com as prefeituras municipais que aderirem à programação. Conforme o coordenador de Pesca da Sedap, Salomão Guimarães, a Secretaria tem realizado frequentes reuniões com os representantes dos municípios, com a finalidade de obter um amplo número de adesões à tradicional programação.

O esperado, frisou o coordenador, é que no mínimo 55 prefeituras atuem em parceria com a Sedap, que trabalha também por meio das suas regionais.

“Na próxima sexta-feira (22) estaremos entregando os kits para os representantes das prefeituras que irão aderir à tradicional programação. Esse kit contém bonés, camisas, avental e banner com a logomarca da Feira do Pescado”, informou Salomão Guimarães. A entrega dos kits será feita na sede da Sedap.

Planejamento – Em Belém, informou o coordenador, a programação será conjunta entre Sedap e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon). No dia 22 de fevereiro, representantes de 14 instituições envolvidas no planejamento da Feira do Pescado se reuniram na sede da Secretaria para estabelecer as ações que serão postas em prática, com o objetivo de garantir que o pescado da Semana Santa chegue à mesa da população.

De acordo com Salomão Guimarães, a organização da Feira do Pescado espera que sejam ofertadas, no mínimo, 100 toneladas de pescado, das mais variadas espécies. Além das já conhecidas – pescada amarela, pescada branca, filhote e dourada -, serão ofertados caranguejos oriundos do manguezal de Augusto Corrêa, município do nordeste paraense. “Estaremos ofertando entre 1.200 a 1.500 caranguejos, conforme acordado com o produtor do município. Também teremos a venda de piramutaba, com o valor de R$ 7,00 o quilo”, adiantou.

Ele esclareceu, ainda, que na próxima semana a organização do evento divulgará a tabela com todas as espécies que serão ofertadas e os respectivos preços praticados nos pontos de venda.

Decreto – No último dia 11, o governo do Estado publicou o Decreto nº 3.755/2024, que suspende a emissão de documentos necessários para a movimentação de todas as espécies de pescado in natura, fresco, resfriado, congelado e curado (salgado) para fora do Estado do Pará, no período de 14 a 28 de março de 2024.

A legislação considera o incremento na demanda de pescado no período da Semana Santa, e o consequente aumento de preços, além da necessidade de medidas administrativas que minimizem os problemas de abastecimento de pescado no período.

De acordo com o Decreto, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) está autorizada a suspender a emissão da Guia de Transporte Animal (GTA) para pescados vivos, e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) a suspender a emissão de Nota Fiscal para a comercialização e circulação do produto.

Serviço: Endereços dos pontos de venda da Feira do Pescado em Belém e Ananindeua, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de março, das 08h às 14h

– Fundação Cultural do Estado do Pará (Centur) – Avenida Gentil Bittencourt 650, Nazaré – Belém.

– Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel – Avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira – Belém.

– UsiPaz do Guamá – Avenida Bernardo Sayão, próximo ao primeiro portão da Universidade Federal do Pará (UFPA).

– UsiPaz do Bengui – Estrada do Bengui, ao lado do Pátio de Retenção do Detran, Bengui – Belém.

– UsiPaz Icuí-Guajará- Estrada do Icuí-Guajará, esquina com a Avenida Independência – Ananindeua.