Luiza Mello
“Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, esse é o tema da campanha lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral em parceria com os tribunais regionais de todo país.
A Semana do Jovem Eleitoral 2024 pretende incentivar jovens entre 15 a 17 anos a participar de forma mais ativa, das eleições municipais de 2024. Esses jovens não são obrigados a votar neste ano, mas podem registrar suas preferências políticas nas urnas em outubro deste ano. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), assim como os regionais de todos os estados e do Distrito Federal, deve aderir à campanha. Neste ano o foco são as redes sociais como Instagram e TikTok, e reforça a participação da juventude brasileira no pleito municipal.
A campanha começou nesta segunda, 18, segue até sexta, 22. Durante a Semana do Jovem Eleitor 2024, os perfis do TSE no Instagram e no TikTok estarão dedicados a conversar com os jovens de 16 a 18 anos. A intenção é que essa jovem população participe compartilhando os materiais da Justiça Eleitoral, publicando sobre o voto jovem nas redes sociais ou produzindo conteúdos autorais com a identidade visual proposta, usando, por exemplo, o filtro do “Festival Primeiro Voto” (disponível pelo story do Instagram).
“Para conteúdos autorais, as mensagens podem conter informações sobre como tirar o título eleitoral, voto facultativo e obrigatório, cadastramento biométrico e a importância da participação da juventude nos processos eleitoral e político”, orienta o TSE para quem quiser compartilhar o material.
Nestes cinco dias, as redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) vão conversar de forma mais direta com as pessoas que já podem participar das eleições pela primeira vez, mesmo que, para uma parte delas, o voto ainda seja facultativo.
Além da parceria com os TREs, a mobilização contará com a cooperação de organizações da sociedade civil e de instituições públicas e privadas. “Todos trabalharão de forma especial para chamar atenção para o prazo para serviços como alistamento ou transferência de domicílio, que se encerra em 8 de maio”, alerta o material distribuído pelo TSE.
Após o dia 8 de maio, não serão mais permitidas novas inscrições eleitorais no cadastro, a fim de que seja preparada a logística de votação do pleito.
Segundo a Justiça Eleitoral, entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor. O adolescente de 15 anos já pode solicitar o título, caso complete 16 anos, idade mínima para votar, até o dia do primeiro turno, 6 de outubro.
A campanha mira também naqueles que são obrigados a votar pela primeira vez, pois completam 18 anos antes das eleições, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno).
Nos últimos anos, durante a semana de mobilização do TSE, a Justiça Eleitoral tem registrado um grande número de novos eleitores que solicitam a emissão do título. Antes das eleições de 2022, por exemplo, foram 100 mil registros feitos para jovens nos cinco dias de campanha, quando costuma haver a adesão de celebridades, figuras públicas e instituições.