Pará

Seduc/PA abre inscrição para intercâmbio de professores nos EUA

Atualmente, quem estiver interessado em tirar o documento de permissão para entrar nos Estados Unidos deve se deslocar para Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo ou Recife.
Atualmente, quem estiver interessado em tirar o documento de permissão para entrar nos Estados Unidos deve se deslocar para Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo ou Recife.

A Secretaria de Estado de Educação por meio do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Aperfeiçoamento para professores de língua inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI).

Voltada para docentes efetivos que lecionam a disciplina de Língua Inglesa no Ensino Médio, a iniciativa oportuniza o profissional a realizar um curso de intercâmbio, nos Estados Unidos. As inscrições irão até o dia 20 de março, por meio do email, [email protected].

O programa de intercâmbio é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em parceria com a Seduc e tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana, que inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.

Além de contribuir para a melhoria do ensino nos países dos participantes transformando seus professores em líderes/multiplicadores que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.

O programa acontecerá entre os meses de agosto a dezembro de 2024 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes no DAI possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos
nos Estados Unidos.

REQUISITOS PARA A CANDIDATURA

• Ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana;
• Possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010;
• Ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês;
• Ter proficiência em inglês;
• Ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio;
• Ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal;
• Dispender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular;
• Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;
• Os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) e versões anteriores do Fulbright DAI não são elegíveis para essa chamada;

INSCRIÇÕES

A inscrição para a etapa estadual da Seduc deverá ser realizada até 20 de março de 2024, por meio do email: [email protected], identificando no assunto INSCRIÇÃO FULBRIGHT DAI 2023-2024. Para o referido e-mail, o candidato deverá enviar a documentação abaixo:

1 – FY24 Fulbright DAI Application
2 – Leave Approval Form em inglês e traduzido para o português (preenchidos e assinados pelo Diretor da Escola).
Obs.: O visto com o de acordo será dado posteriormente pelo Secretário Adjunto de Educação Básica/SEDUC, caso o candidato seja selecionado.
3 – Currículo resumido
4 – Institutional Support And Reference Form (preenchido e assinado pela Coordenação Pedagógica da Escola)
5 – Cópia de um Documento de identificação oficial com foto: carteira de identidade (frente e verso) ou Carteira Nacional de Habilitação (frente e verso); ou Passaporte válido; e Cópia do histórico escolar e diploma da licenciatura em língua inglesa.

 

Fonte: Seduc/PA