JC Concursos
Em meio a um cenário desafiador para a conquista de estágios no Brasil, a Start Carreiras revela um panorama sobre o que os recrutadores realmente buscam nos estagiários. Com apenas 7,9% dos universitários estagiando, segundo dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres), a necessidade de mais oportunidades de iniciação profissional é evidente.
José André Nunes, CEO da Start Carreiras, destaca que, após uma análise de 1482 vagas de 757 empresas, incluindo gigantes como Ambev e Stone, a tendência é clara: as habilidades interpessoais, ou soft skills, são o foco dos recrutadores em cargos iniciais.
“Os recrutadores estão em busca de talentos que, com a oportunidade certa, estão prontos para aprender e evoluir, tornando-se grandes potenciais para a empresa,” afirma Nunes.
“Hoje em dia, os recrutadores entendem que, às vezes, tudo que um talento precisa é de uma oportunidade e levam em consideração que estudantes estão abertos ao aprendizado e lapidação, podem se tornar grandes potenciais. Por isso, dos 10 requisitos, apenas dois compreendem as habilidades técnicas”, complementa.
O estudo aponta que o conhecimento no Pacote Office lidera a lista de requisitos, com 24,63% das vagas exigindo noções básicas. Surpreendentemente, a capacidade de aprender e a produtividade vêm em seguida, com 22,47% e 20,38% respectivamente, seguidos de perto pelo espírito empreendedor. O domínio do inglês, embora ainda importante, figura em quinto lugar, presente em 18,69% das exigências.
“O inglês é considerado, por muitos, o idioma global. Nos surpreendeu não aparecer entre as três primeiras posições, porque áreas específicas, como tecnologia, exigem domínio total da língua. Por outro lado, reforça novamente a tese de mercado flexível – que está dando oportunidade para o aprendizado”, reforça o CEO.
Confira a lista completa dos 10 requisitos mais pedidos pelos recrutadores na hora de contratar estagiários
- Conhecimento no Pacote Office (24,63%)
- Vontade/Capacidade de Aprender (22,47%)
- Produtividade (20,38%)
- Mão na Massa / Espírito Empreendedor (19,91%)
- Inglês (18,69%)
- Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal (18,62)
- Diversidade (17,81%)
- Boa Comunicação (16,67%)
- Desenvolvimento Profissional e Pessoal (9,24%)
- Resolução de Problemas (6,01%)