Bola

Paysandu vence o Bragantino e confirma vaga na semifinal do Parazão

Nildo Lima

Deu o esperado. O Paysandu está garantido na semifinal do Parazão. A equipe bicolor enfrentará o Águia de Marabá, que eliminou o Caeté. A participação bicolor na penúltima fase do campeonato foi ratificada com a vitória, por 3 a 1, na tarde/noite deste domingo, na Curuzu, sobre o Bragantino, que entrou em campo precisando vencer por diferença de quatro gols para seguir na competição, por ter perdido o jogo de ida, em Bragança, por 3 a 0. Os gols do Papão foram anotados por Nicolas e Biel, que balançou a rede por duas vezes. Matheus Lopes marcou o gol de honra do Tubarão.

O Paysandu começou o jogo mandando em campo. Superior o Papão pressionava, buscando o gol o tempo todo. Mas, curiosamente, foi o Braga, que explorava a velocidade de Bala, quem chegou, nos primeiros minutos, com mais poder ofensivo, obrigando o goleiro Matheus Nogueira a trabalhar. O Braga apesar do menor volume de jogo tinha mais poder ofensivo. O time do interior era quem criava as melhores chances de gol, mas era parado pelo arqueiro bicolor, como num chute de Douglas defendido por Nogueira.

O Braga tinha em Douglas e Bala as suas referências ofensivas, dando um suor à defesa bicolor. Mas, o Papão, aos 12, Vilela carimbou a trave alviceleste. O Tubarão, contudo, ainda era superior e, aos 25, Douglas, de cara com Nogueira, obrigou o arqueiro a fazer boa defesa. Aos 37, porém, Nicolas tirou o Papão do sufoco. Edinho cobrou falta na área e o atacante testou certeiro para inaugurar o placar. A partir daí, o Paysandu só administrou a vantagem até o final do 1º tempo de jogo. O time do Braga, com toda a razão, deixou o gramado se sentindo injustiçado pelo marcador.

O Tubarão voltou para o 2º tempo sem um de seus principais jogadores: Douglas, substituído por Allison. Provavelmente por lesão. Nem bem a bola voltou a rolar e, aos 6 minutos, Biel aumentou a vantagem bicolor para 2 a 0. O meia aproveitou rebote do goleiro Henrique e, de ombro, despachou a bola para a rede. Houve contestação. Biel teria usado o braço. O árbitro confirmou o gol. O visitante parecia ter gasto todo o gás na fase inicial do jogo, mostrando cansaço já nos primeiros minutos da segunda etapa.

Diferente do tempo inicial, o Paysandu era superior, tendo o comando do jogo. E assim, não foi difícil ao time bicolor chegar a 3 a 0, aos 25, novamente por intermédio de Biel, pegando de primeira na bola após boa jogada do ataque bicolor. Após o gol, o técnico Hélio dos Anjos promoveu algumas mudanças no Papão, que manteve o mesmo ritmo de jogo. Mas, aos 35, Matheus Lopes diminuiu para o Braga, de cabeça. O gol fez jus à bravura do Braga, principalmente no 1º tempo. Mas o placar e a classificação já estavam definidos.