SÃO PAULO (AG) – O apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi submetido a uma embolização. O procedimento, que interrompe propositalmente o fornecimento de sangue em uma parte do corpo, foi necessário devido a demora no início de funcionamento do novo rim.
Normalmente, o novo rim demora de sete a dez dias para começar a funcionar após o transplante. Passado esse período, os médicos investigam o que pode estar atrapalhando esse funcionamento. Faustão fez um transplante de rim no dia 26 de fevereiro, mas “questões linfáticas estavam atrasando sua recuperação”, segundo informações da assessoria de imprensa da família ao G1.
O que é o embolização?
Embolização é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo no qual um cateter é introduzido em um vaso sanguíneo por meio de um acesso pela virilha ou pelo braço, para interromper o fluxo de sangue de um local do corpo. Esse tipo de técnica é comumente usada no tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), por exemplo. Esse é um tumor benigno que causa o aumento da próstata e que atingiu o rei Charles III recentemente.
O procedimento injeta microesferas (agentes embolizantes feitos de resina acrílica, inofensiva ao organismo do tamanho de grãos de areia) na circulação arterial do local com o objetivo de reduzir a sua circulação e promover o encolhimento da próstata. Mas ele também pode ser usado para obstruir , algum vaso nos rins que possa estar atrapalhando seu funcionamento, por exemplo.