Militares do 11⁰ Batalhão da Polícia Militar (11⁰ BPM), que atuam no município de Quatipuru, região nordeste do Estado, apreenderam, na última quinta-feira (14), a quantidade de 70 caranguejos e 5kg de polpa do animal, em uma ação realizada durante a “Operação Efeito Dominó”.
Em rondas pelo bairro Novo, por volta das 17h, a guarnição visualizou que um bar, nas imediações da rua do Macaco, estava comercializando uma grande quantidade de caranguejos vivos, além da venda da polpa do animal.
Os policiais, então, seguiram até o estabelecimento e informaram ao dono sobre a proibição do comércio destes animais, em virtude da Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e do Decreto n° 6.514, de 22 de julho de 2008, legislações ambientais que versam sobre o defeso do animal, onde o comércio, captura e transporte é proibido no período de reprodução dos crustáceos.
Diante do exposto, o dono do estabelecimento comercial, juntamente com toda a carga animal apreendida, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil do município para a formalização dos procedimentos cabíveis ao caso.