Entretenimento

Rock e bebidas para celebrar São Patrício em Belém

A banda Muvi, que mistura em seu repertório pop e rock britânico, é uma das atrações principais da noite. FOTO: DIVULGAÇÃO
A banda Muvi, que mistura em seu repertório pop e rock britânico, é uma das atrações principais da noite. FOTO: DIVULGAÇÃO

Decoração temática, drinques e discotecagem à vontade são alguns dos quesitos da festa St. Patrick’s Day, que ocorre neste sábado, 16, no Garagem Moto Bar, localizado no bairro de Batista Campos, em Belém. A abertura do local é às 15h e a programação começa com discotecagem do DJ residente China. A noite conta ainda com participação das bandas Muvi e Love Buzz (Nirvana cover) e segue com discotecagem dos DJs Mizinho Rodrigues e Apoena Augusto.

As atrações da festa são todas ligadas ao rock, fazendo uma ode ao gênero e trazendo grandes nomes em seus setlists. “Os irlandeses são muito vinculados ao rock, tendo bandas muito famosas como U2. Na nossa programação, a gente vai ter a banda Muvi, que é a principal do dia. Ela faz uma mistura de pop e rock britânico, mas sem deixar de tocar a atualidade. Toca Nirvana, U2, Pink Floyd e Gorillaz. É uma banda que se destaca fazendo um trabalho audiovisual. Com isso, em paralelo à apresentação, a gente vai mostrar clipes de filmes cujas trilhas sonoras serão tocadas pela banda”, descreve Danilo Lima, um dos sócios do Garagem Moto Bar.

“A gente vai ter três DJs, o Mizinho, o Apoena Augusto e o China, que são DJs de em Belém e possuem destaque no cenário da música do rock. A depender do que eles vão tocar, a programação vai ser bem especial. A nossa expectativa está muito bacana, a gente espera um público bem legal para curtir um dia inteiro de festa, com mais de 12 horas de alegria e animação. Até os drinques serão temáticos e teremos ainda sorteio de brindes”, destaca Danilo Lima.

O DJ Apoena Augusto adianta que prepara um setlist bem ao caráter da festa. “Vou misturar clássicos do rock e pop rock nacional e internacional com a música folclórica irlandesa”, diz ele, que tem 34 anos de discotecagem, desde o início, animando festinhas americanas em salões de prédios até as boates mais famosas da cidade, mas “sem nunca perder a curiosidade pelo novo, pelo bem feito”, diz ele.

Colecionador de vinil e um “peregrino da noite”, como se define, o DJ traz referências bastante diversas para a mesa. “Meus pais me deram o jazz, o blues e a MPB. Meus amigos, as rádios e a noite belemense me deram música pop, funk music, soul, dance, disco music, synth pop, eletrônica e suas vertentes, além do rock e do pop rock”.

A FESTA

O St. Patrick’s Day é uma festa da cultura da Irlanda, comemorada em várias partes do mundo. O Dia de São Patrício, traduzindo ao português, surgiu em 1903, com comemorações no dia 17 de março, data em que se lembra o aniversário de morte de São Patrício, padroeiro do país europeu. Atualmente, esse é o maior e mais festejado feriado da Irlanda. O trevo de três folhas, a cruz celta, os Leprechauns, o prato típico Corned Beef Boiled (uma carne curada em salmoura e depois cozida lentamente) e a cor verde são alguns símbolos que se repetem ao longo da festa.

O empresário Danilo Lima diz conta que resolveu trazer a festa para Belém ao perceber que a comemoração ganhou cada vez mais adeptos. “Nos últimos anos, vimos que muitos locais em Belém passaram a comemorar St. Patrick’s Day, seja em escolas ou em outros espaços. É uma festa que tem apelo de sorte, coisa boa e de felicidade. É uma espécie de Oktoberfest, porém irlandesa”, diz o sócio do espaço, que abrange tabacaria, estúdio de tatuagem e piercing, loja de acessórios, lavanderia de motos e food truck de burguer, com acesso a estacionamento inclusivo.