Dr. Responde

Guamá, Cremação e Pedreira lideram casos de dengue em Belém

Agentes de combate às endemias na visitas domiciares de educação em saúde. Foto: Ascom/Sesma
Agentes de combate às endemias na visitas domiciares de educação em saúde. Foto: Ascom/Sesma

De acordo com o último boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde, que corresponde à semana epidemiológica 11, foram confirmados 439 casos de dengue em Belém neste ano. Até o momento, 949 casos foram notificados, dos quais 270 foram descartados e 240 seguem em análise. Os bairros com mais registros são Guamá (68), Cremação (37) e Pedreira (27). Belém segue sem registro de mortes em decorrência da doença.

Nesta sexta-feira, 15, agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) voltaram às para conscientizar a população sobre como evitar a proliferação do mosquito causador da doença.

O Mutirão de Combate à Dengue estimula que o cidadão reserve 10 minutos de seu tempo por dia para os cuidados necessários, que impeçam o avanço do mosquito e a consequência de doenças como zika, dengue e chikungunya.

De acordo com Mara Costa, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, o mutirão tem a finalidade de conseguir com que os agentes de endemias consigam entrar em mais imóveis em um só dia, o que levaria uma semana com o trabalho de rotina. “A meta é conscientizar a população como principal aliada no combate ao mosquito da dengue. Hoje, conseguimos fazer mutirões em 2  distritos, Guamá e Sacramenta, com total de 22 quarteirões visitados pelos agentes”, informa.

Com a campanha “10 Minutos de Atuação”, técnicos da Sesma orientam a população com dicas simples, como jamais jogar lixo na rua, não deixar baldes e outros objetos que possam acumular água de chuva, não descartar pneus nas ruas e nem deixá-los em áreas descobertas e não armazenar latas, garrafas pet ou de vidro e tampas de qualquer espécie nos quintais e áreas abertas, pois apenas 3 dias de água acumulada é suficiente  para o surgimento de focos do mosquito.

“Nosso trabalho é convencer moradores e donos de estabelecimentos comerciais para que abram suas portas para inspeção interna e externa e o repasse de informações de educação em saúde. O morador não perde 10 minutos de seu tempo, já que ganha conhecimento e proteção para sua casa e dos vizinhos em volta”, destaca Edson Souza, que há 8 anos trabalha como agente de combate à endemias pela Sesma.

Em 2024, o Mutirão de Combate à Dengue já visitou os bairros do Jurunas, Barreiro, Marambaia, Guamá, Cremação, Pedreira, Condor e os distritos de Outeiro e Mosqueiro.