Mauro Bonna

Parque linear: obras das novas Doca e Tamandaré vão começar

Projeto mostra como ficará a nova Doca
Projeto mostra como ficará a nova Doca

Parque
A SEOP divulgou o resultado das licitações para a construção dos parques lineares em Belém. Será o mesmo construtor: OCC Participações. Tamandaré custará 154 milhões de reais; e a Doca, 310 milhões de reais. As obras vão começar.

Duas torres com grife
No final do ano, a Quadra lançará duas torres na área antes ocupada pela Prosegur, com frentes para Senador e Municipalidade. Esteticamente torres gêmeas, porém com empreendimentos independentes. O da Senador, com 137 metros de altura, terá quatro apartamentos de 160 metros quadrados, por andar; e o da Municipalidade, com 140 metros de altura – o maior da cidade –, dois apartamentos de 330 metros quadrados, por andar. Projeto básico de Armando Couceiro com design da grife italiana Pininfarina. Paisagismo de Benedito Abbud.

Iconiq no coração da Doca
Em área privilegiada de 2,6 mil metros quadrados, na Doca, a Quadra lançará, agora no final do mês, o Iconiq. Serão 40 andares com dois apartamentos de 190 metros quadrados por andar. Área de lazer com 2.500 metros quadrados, incluindo um parque aquático infantil. Projeto arquitetônico de Rui Carneiro; interiores de Conceição Barbosa e paisagismo de Benedito Abbud.

Descarbonização da indústria do alumínio
Estudo do Instituto Internacional do Alumínio revela que, pela primeira vez, as emissões totais de gases com efeito estufa do setor de alumínio reduziram, mesmo com o aumento da produção. Levantamento divulgado durante o IAI Committee Meetings, em Londres, mostra que a produção global do metal cresceu 3,9%, enquanto os níveis de emissões da indústria global do alumínio reduziram em 4,4%. Tem diminuído desde 2019. Para a presidente da Associação Brasileira do Alumínio, Janaína Dones, “comprova como podem ser significativos os esforços em direção à descarbonização da indústria e do planeta”. O alumínio faz parte do PIB do Pará: Hydro, MRN, Alubar e Alcoa.

Cidade Velha
Em função de uma visão retrógrada, exposta no Plano Diretor de Belém, o bairro da Cidade Velha está condenado. Nada novo pode surgir ao lado do antigo, lógico que o antigo ficará abandonado. Tudo está virando estacionamento, mantendo a fachada, claro. Agora, em função do entorno, inovações serão proibidas no Parque Linear da Tamandaré. Uma pena!

Obsoleto
O Plano Diretor de Belém, de 2008, está totalmente obsoleto. Carece de atualização. Impede construções na Braz, da Rui Barbosa até a Serzedelo, acima de 19 metros de altura, em função do entorno de casario na Benjamin.

Doca
O Plano Diretor de Belém impede qualquer inovação acima de 19 metros no lado esquerdo da Doca, por ser o bairro do Reduto. O Grupo Allos quer fazer um grande investimento na antiga área da Phebo, mas a legislação caduca não permite. Pobre Belém!

Cruzeiro
O cruzeiro Poesia, de 298 metros de comprimento, com três mil passageiros a bordo, vindo de Manaus e Santarém e seguindo para Barbados, jogará âncora nesta segunda, às 6h, ao largo de Icoaraci. A Amazon Service, de João Ribeiro, movimentará 45 ônibus para transportar os turistas, pela “aprazível” Arthur Bernardes, até o dito Centro Histórico, completamente molhado.

Turismo
A Estação estará cheia de turistas estrangeiros nesta segunda, mas até hoje, ainda tem restaurante no lugar que não oferece cardápio em inglês, além de apresentar dificuldade em câmbio. Elevador e escada rolante, sem funcionar, é o de menos. Pobre Belém!

Lixo
É incrível o abandono da Arthur Bernardes: buracos, falta de sinalização e lixo transbordando por todo lado: “Padrão Ed de Qualidade”. Economicamente, é uma das mais importantes vias da cidade. Esse visual dá as boas-vindas para quem chega de navio à cidade. Interessante, até das obras de infra para a COP30 a Arthur Bernardes foi solenemente esquecida. Uma pena!

Investigação
Prosseguem céleres as investigações, que devem explodir às vésperas das eleições, sobre a coincidência do Grupo Pinheiro Sereni vencer todas as licitações de obras relevantes da Prefeitura de Belém. A maioria com verbas federais.

Argumento
Nesta segunda, no Argumento: o empresário Leopoldo Couceiro, diretor da Quadra Engenharia, construtora que inicia as comemorações de seus 45 anos de pleno sucesso. Às 22h30, na RBA.

Leitos
O acordo de Helder com o Airbnb, firmado há quatro meses, já ampliou de 700 para 1.200 as ofertas de imóveis da plataforma, em Belém, para a COP30.

Hotel
O empresário Milton Catete pegou financiamento do BNDES e parte para a ampliação horizontal do Parque dos Igarapés. Promete oferecer dois mil leitos para a COP30.

China
Agora, o Pará tem oito indústrias frigoríficas exportando carne para a China. Desde 2019, já exportavam duas plantas em Xinguara, uma em Santana do Araguaia e uma em Marabá. Agora, mais quatro frigoríficos foram aprovados pelos chineses: Água Azul do Norte, Castanhal, Rio Maria e São Geraldo do Araguaia.

Exportação
Essa indústria frigorífica paraense, com padrão de exportação de carne de qualidade, gera sete mil empregos diretos e compra, no Pará, cerca de 800 milhões de reais/mês em insumos.

Carne
A cadeia da carne paraense movimenta as indústrias de couro, biodiesel, sabão, ração animal, subprodutos alimentares para avicultura, tecnologia cosmética e soro para vacinas.

Marinha
O vice-almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho que deixará o comando do 4º Distrito Naval, no próximo dia 10, será festivamente homenageado no dia 31, no Espadarte. Ele será substituído pelo vice-almirante Antônio Sérgio Salgueirinho.

Família
Será nesta quarta, às 18h, na Unama-Alcindo Cacela, a posse da Diretoria do IBDFAM/PA que reconduziu à presidência Leonardo Pinheiro da Silva e, na vice, Nena Sales Pinheiro.

LavBlue
As irmãs Poliana e Priscila Salgado que mexem com rede de casas lotéricas, agora, engataram uma franquia da marca LavBlue, lavanderias rápidas em sistema de autosserviço. Já estão com dois pontos: no posto Mundurucus-Montepio e no Assaí da Mário Covas. Vem muito mais.

Honoris Causa
O governador Helder Barbalho, ex-aluno de ADM, receberá o título de Doutor Honoris Causa pelos 50 anos da Universidade da Amazônia. Haverá evento solene no dia 10 de junho, às 19h, no Theatro da Paz. Seguido de programação cultural com orquestra e cantores paraenses.

Comenda
Em setembro, em evento solene, a Unama concederá a Comenda dos 50 Anos. O ministro Jader Filho, ex-aluno de ADM da Instituição, será um dos agraciados.

Quadra
Nesses 45 anos de sucesso da Quadra Engenharia foram construídos três milhões de metros quadrados de obras civis. Em agosto, será lançado um livro biográfico da construtora, escrito pelo jornalista Klester Cavalcante.

Unama
Presente em toda a região amazônica, a Unama atingiu 35 mil alunos presenciais no Pará, em 68 cursos de graduação e pós.

Medicina
O MEC aprovou o curso de Medicina da Unama, em Santarém, ainda antes do edital do Mais Médicos. A Universidade aguarda apenas a publicação da portaria.

COP
Visando a qualificação para o atendimento da COP30, a Unama lançou o curso de Guia Turístico e, em convênio com a Abrasel, treinamento específico para equipes de bares e restaurantes.

Mulher
Helder agendou, para junho próximo, a inauguração do Hospital da Mulher, na Gentil. A obra tem a grife da Quadra.

Entregas
O Quadra Braz Corporate, primeiro prédio comercial da Braz de Aguiar e o mais moderno da cidade, será entregue em setembro. Já o Piazza by Quadra ficará pronto em 2026, inclusive com iluminação cênica externa, exatamente em frente à Praça Batista Campos.

Gastronomia
Será constituído um condomínio para gerir o Boulevard da Gastronomia. Fazem parte: Café Santo, Cabôca, Point do Açaí, Manga Jambu, Arraial do Pavulagem e Sesc.

Pizza
O chef Carmelo Filho lançou no iFood, com selo do Café Santo, pizzas napolitanas com até 72h de fermentação.

Tudo
Inaugurou a Tudo Conveniência na João Balbi. Uma nova surgirá na Conselheiro com Alcindo Cacela. Na loja da Conselheiro com Padre Eutíquio, mesmo ponto da Bluefit, fazem sucesso a tapioquinha e a unha de caranguejo (mesmo fornecedor da lanchonete da Oplima). Vem aí caldo de cana e pastel.

Dona
Nesta quarta, em homenagem ao Mês da Mulher, será aberta no shopping da Doca a sexta edição da Expo Dona, com 11 obras. Faz parte do calendário da artista plástica Cíntia Ramos.

Naval
O Estaleiro Rio Maguari, em Icoaraci, entrega, agora em abril, o último dos seis rebocadores portuários para a Svitzer Brasil, subsidiária do Grupo Maersk, para operação em portos brasileiros. Rebocadores construídos pela primeira vez no Norte, com alta tecnologia embarcada.

BRT
Nova data. Em dezembro próximo, o BRT Metropolitano estará em pleno funcionamento. Já foram adquiridos 265 ônibus, sendo 40 elétricos. Hoje, a obra atingiu 60% de conclusão.

Tecnologia
Leandro Pissolati, CEO da Imperador, participou, em Milão, da maior feira de ar-condicionado e sustentabilidade do mundo, a MCE 2024, acompanhando a modernização, os novos lançamentos e as tendências mundiais do setor. Novidades à vista.

Elvis
De 23 a 27, a próxima edição do Festival Musical do D’italia, no restaurante do shopping da Doca, com o especial “Tributo a Elvis Presley”. Reservas abertas.

Marketing
Marcos Dias Almeida assumiu a diretoria de Marketing da Rede Adventista de Saúde (Hospital Adventista de Belém), trazendo novo formato de comunicação para os hospitais.

Jogo
O megagrupo americano MGM pediu licença ao Ministério da Fazenda para entrar no mercado brasileiro de apostas online.

Vinho
O Formosa-Duque inaugurou uma nova adega com dois mil rótulos. Muitos produtos importados exclusivos da Rede Brasil. Coisa de primeira.

Zeno
Como prometido, o professor José Fernando Simão que, por desejo de Zeno, herdou sua rica biblioteca com quatro mil volumes, em perfeito estado, conseguiu inaugurar a “Biblioteca Zeno Veloso” no Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, à Bela Cintra, 746. Acesso livre. A filha de Zeno, Lorena Benchimol Veloso, representou a família no evento de inauguração.

EM ALTA
Crédito
Brasil é líder em prioridade para financiar a biodiversidade. E o Pará, a bola da vez.

Voo
A Azul anunciou dois mil voos extras para a alta temporada das férias de julho. Crescimento de 13% em relação ao ano passado.

Condomínio
Belém atingiu 2.500 prédios condominiais, entre residenciais e comerciais. Síndico profissional virou profissão em ascensão.

EM BAIXA
Fio
A fiação elétrica abandonada e sem qualquer utilidade nos postes de Belém é um descalabro. Ninguém consegue mudar a situação.

Turismo
Agora, os cruzeiros ficam fundeados ainda mais longe do trapiche de Icoaraci, em função de um cabo subfluvial de alta tensão instalado pela Equatorial.

Energia
O cabo subfluvial, instalado pela Equatorial, leva energia firme para Cotijuba. Porém, o local escolhido foi o menos apropriado possível.