Atualidades

Empreendedorismo feminino ganha força e se destaca no mercado

Empreendedorismo feminino ganha força e se destaca no mercado

Março é o mês das mulheres, onde é comemorado o Dia Internacional da Mulher, que marca as lutas contra a opressão e a desigualdade de gênero no País. As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço em todas as áreas, inclusive no empreendedorismo. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, o número de mulheres empreendedoras no Brasil chegou a 10,3 milhões, um número recorde desde então e que prevê uma ascensão.

O empreendedorismo feminino contribui para o crescimento da economia, permite a geração de empregos e reduz as desigualdades sociais, pois a autonomia financeira proporciona uma maior liberdade para a mulher, assim como a flexibilidade do horário, onde as mulheres acabam estabelecendo sua rotina de trabalho.

Há dez anos empreendendo, Norimar Muller, que também é especialista em Branding Pessoal, compartilha os desafios e benefícios de gerenciar seu próprio negócio. “Não é fácil gerenciar uma empresa. Todos os dias enfrentamos desafios diferentes. Ao longo desses dez anos de empreendedorismo tive que vencer a mim mesma e ir além dos meus próprios limites. Já pensei em desistir várias vezes, mas ao mesmo tempo vejo que ser dona do meu próprio negócio é o que me permite ter mais liberdade tanto na vida pessoal quanto na profissional”.

*Barreiras*

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% das mulheres trabalham menos de 40 horas semanais, enquanto 36% dos homens conseguem dedicar mais de de 40 horas às suas atividades laborais por semana. “A conciliação do trabalho com a vida pessoal é um dos maiores desafios que nós mulheres enfrentamos. Por isso muitas mulheres se sentem sobrecarregadas, principalmente pela falta de apoio familiar”, ressalta a especialista.

Ainda assim, o empreendedorismo tem mudado a vida de milhares de mulheres que buscam se desafiar todos os dias. “Não me arrependo de ter iniciado meu próprio negócio. Essa experiência tem me proporcionado mudanças significativas em todas as áreas da minha vida, além de me permitir ajudar outras pessoas com oportunidade de empregos. Tudo isso me confere uma satisfação pessoal e profissional”, conclui Norimar.