Seu bolso

Quase 800 mil aposentados vão receber o 13º antecipado do INSS no Pará

A 3ª Vara Federal de Pelotas (RS) condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao pagamento do salário-maternidade a uma avó que ganhou a guarda do neto.
Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social vão receber a primeira parcela a partir do dia 24 de abril. No Pará, a medida englobará 780 mil pessoas e vai injetar R$ 660 milhões na economia FOTO: Marcello Cabral Jr/Arquivo/Ag. Brasil

Cristina Camargo e Ana Paula Branco

FOLHAPRESS

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão receber a primeira parcela do 13º a partir do dia 24 de abril. O decreto com a antecipação da gratificação natalina foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e está publicado na edição de ontem (13) do Diário Oficial da União. No Pará, a medida englobará 780 mil beneficiários e vai injetar R$ 660 milhões na economia.

A decisão faz parte de medidas para estimular a economia após o crescimento estagnar no segundo semestre do ano passado. Este é o quinto ano seguido que o benefício é antecipado do segundo para o primeiro semestre.

A segunda parcela do 13º salário será paga em maio, conforme calendário habitual de liberação dos benefícios previdenciários. O dinheiro cai na conta dos segurados sempre a partir do final no mês da competência que está sendo paga.

O pagamento é feito seguindo o calendário anual do INSS e leva em consideração o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador. Por exemplo, se o número for 123.456.789-0, o beneficiário receberá no dia referente ao final 9. Quem ganha até um salário mínimo recebe primeiro. Depois, é pago o valor a quem ganha acima do mínimo até o teto do INSS. (Com Redação)