Nildo Lima
O Paysandu tem hoje, no Rio Grande do Sul, o seu maior desafio até aqui na temporada: desbancar o Juventude-RS, em pleno o reduto do adversário, o estádio Alfredo Jaconi, na cidade de Caxias do Sul, a partir das 21h30, pela 2ª fase da Copa do Brasil. Diferente da fase anterior do torneio, o empate não garante a permanência do visitante na disputa. O resultado levará a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. Assim sendo, só a vitória, nos 90 minutos, interessa às equipes, que miram a bolada de mais de R$ 2.2 milhões, cota assegurada a quem avançar à próxima etapa do torneio.
As equipes chegaram à 2ª fase do torneio em condições de igualdade. Ambas se classificaram jogando fora de seus domínios na etapa inicial do torneio e acabaram sendo beneficiadas pelo regulamento da disputa. O Papão ficou no 0 a 0 com o Ji-Paraná-RO, na cidade do mesmo nome, em Rondônia, enquanto que o time gaúcho, pelo mesmo placar, assegurou sua permanência no torneio diante do Iguatu-CE, na cidade homônima, no Ceará. Curiosamente, os times também estão envolvidos nas disputas das quartas de final de seus respectivos Estaduais.
Os bicolores brigam por uma vaga na semifinal do Parazão, contra o Bragantino, e os alviverdes têm o Internacional-RS como adversário no Gauchão. Mas, esta é outra história que por enquanto Paysandu e Juventude deixam de lado. A ordem entre eles é se concentrar na decisão de hoje, que representa a bolada de R$ 2.205 milhões. O adversário do time classificado para a próxima fase será conhecido por sorteio, com as partidas acontecendo em sistema de ida e volta.
Um total de 20 equipes se classificam à 3ª fase do torneio. As equipes se juntarão aos campeões da Copa do Nordeste (Ceará-CE), Copa Verde (Goiás-GO), Copa do Brasil (São Paulo-SP), Libertadores (Fluminense-RJ) e Série B do Brasileiro (Vitória-BA) do ano passado. Também entram no torneio nacional as equipes do Palmeiras-SP, Botafogo-RJ, Flamengo-RJ, Atlético-MG, Grêmio-RS, Bragantino-SP e Athletico-PR, todos participantes da Libertadores. Um senhor atrativo, sem dúvida, para a sequência do torneio, com jogos ainda mais empolgantes.
Diante de partida decisiva, com muito dinheiro em jogo, Juventude e Paysandu devem ter em campo o melhor de seus elencos, deixando para tratar de seus Estaduais somente depois que a classificação na Copa do Brasil estiver garantida e a bolada assegurada.