Diário de Bordo

Conheça a Praia do Porto da Barra, a preferida de Caetano Veloso

O visual paradisíaco do Porto da Barra. Foto: Divulgação
O visual paradisíaco do Porto da Barra. Foto: Divulgação

A coluna esteve no Carnaval em Salvador, mais uma vez, e apesar da folia já ter passado, não pode deixar de registrar o que vivenciou por lá. A capital da Bahia continua a oferecer inúmeras opções para os turistas, principalmente os que amam praia e pé na areia. Se você está planejando conhecer a capital soteropolitana, não pode deixar de reservar um dia para ficar curtindo a sombra e a água fresca na praia do Porto da Barra. 

O Porto do Barra é a área onde se concentram os trios que saem no Carnaval. A pista com os caminhões gigantes é separada da praia pela mureta branca conhecida por balaustre. A praia é uma pequena faixa de areia que fica entre dois fortes, o de São Diogo e o de Santa Maria. O diferencial dela é que por estar protegida por arrecifes, o mar vira uma grande piscina, sem ondas, com água gelada, mas em temperatura ideal para aliviar o calor que faz no verão baiano. 

O fato de quase não ter ondas não a faz menos perigosa que outras de mar aberto, já que ela tem um declive acentuado e o recomendado é não ir além do limite da água na cintura. Mas isso é só um detalhe, já que essa prainha aprazível fica bem no centro urbano de Salvador, distante poucos metros do Farol da Barra. 

Na faixa de areia não há árvores, mas dezenas de cadeiras espreguiçadeiras e sombreiros, que podem ser negociados com os ambulantes que atuam no balneário por módicos R$15 o conjunto. Por falar em vendedores, eles oferecem de tudo que é preciso para ser feliz em um dia de praia: chopp, drinques, cervejas, refrigerantes, acarajé, abará, queijo coalho assado na hora, óculos de sol, protetor solar, chapéus, cangas, biquínis e acessórios para celular. 

O sol a pino não tira o bom humor de muitos deles. Alguns fazem versões engraçadas de hits dos cantores locais, outros gritam a plenos pulmões naquele sotaque cantado, tipo do Davi do BBB 24, que o drink “ é gelado, é trufado e tem vodkaaaaa. Chupou, gamou, se apaixonooouuu”. 

Caetano na praia. Foto: Divulgação

Quem olha da mureta, do alto da pista para a praia lá embaixo, vê um formigueiro protegido por sombreiros e o mar com lanchas e embarcações simples dos pescadores. Mas o charme da praia é esse, todo mundo junto e misturado, turistas, baianos e até celebridades como Caetano Veloso, que sempre que pode está por lá como qualquer mortal, sentado em sua confortável espreguiçadeira, sem ser incomodado. Caê já declarou em várias entrevistas que o Porto da Barra é sua praia favorita. A deste colunista também! 

E na hora de ir embora, basta pedir que os atendentes que alugam as cadeiras e sombreiros ajudem a tirar o excesso de areia das pernas. Eles andam com regadores de jardim cheios de água do mar justamente para dar esse mimo aos seus clientes. Para coroar o dia de descanso, em frente à praia tem vários bares e restaurantes para comer, beber e admirar o vai e vem cosmopolita do democrático Porto da Barra. Tem como não amar?  

 

Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav