Akira Toriyama, o criador dos populares mangás e desenhos animados “Dragon Ball”, morreu aos 68 anos no dia 1º de março. A informação foi confirmada somente na madrugada desta sexta-feira (8).
Segundo nota publicada no perfil oficial de Dragon Ball no X, antigo Twitter, o artista japonês faleceu de complicações causadas por um hematoma subdural, que é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e seu revestimento externo, o crânio.
“É com profunda tristeza que informamos que o autor de mangás Akira Toriyama faleceu no dia 1º de março devido a um hematoma subdural. Ele tinha 68 anos. É com grande pesar que percebemos que ele ainda tinha várias obras em andamento, com grande entusiasmo. Ele ainda tinha muitas outras coisas para conquistar. No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo”, diz o comunicado.
O sucesso de sua principal obra, o Dragon Ball, foi instantâneo. Publicada originalmente no Japão entre 1984 e 1995, a história de Goku se tornou um verdadeiro fenômeno de popularidade mundial e já vendeu mais de 260 milhões de cópias. Hoje, Dragon Ball é o quarto mangá mais vendido de todos os tempos. Depois, o sucesso foi mais estrondoso quando foi para a tela.